Aguarde...
29 de Novembro de 2024
A prematuridade e os cuidados especiais que envolvem bebês e familiares nessa condição foi o destaque no Ciclo de Palestras sobre Neonatologia, promovido pelo Hospital Maternidade Paulino Werneck, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, no dia 25/11, marcando a programação do Novembro Roxo na unidade.
O encontro abordou os desafios e as iniciativas na Neonatologia do HMPW na rotina da equipe multiprofissional na UTI Neonatal, ao conciliar cuidados clínicos aos prematuros com o acolhimento e capacitação de suas famílias, preparando-as para cuidar de seus pequenos mesmo após a alta hospitalar.
Desde sua inauguração, em abril de 2024, o HMPW atendeu 15 prematuros, sendo três em condições extremas. “Prematuro não é apenas uma criança pequena. É um bebê que nasceu antes do tempo, com órgãos ainda em formação, e que exige um cuidado especializado e diferenciado”, explicou o coordenador médico da Neonatal, José Alberto Vieira.
“O empoderamento das famílias é essencial para que elas possam cuidar de seus bebês após a alta. Nosso trabalho é manter o cuidado além das paredes do hospital, encorajando vizinhos, amigos e familiares a darem suporte.”, destacou a médica Rosimeri Bruno, diretora do HMPW.
Entre os assuntos tratados nas palestras estão práticas como o mínimo manuseio, que reduz ao máximo os estímulos e promove a adaptação do bebê à vida extrauterina; o Método Canguru, que reforça o vínculo pele a pele; o papel do psicossocial no suporte às famílias; e a importância do aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar.
Na troca de experiências, mães de bebês prematuros, nascidos no Paulino Werneck, puderam compartilhar relatos de superação e carinho, destacando o cuidado humanizado na Neonatologia.
Graziela Abdalla, enfermeira e gerente assistencial do hospital destaca o trabalho em equipe: “Cada colaborador que contribui, direta ou indiretamente, é parte na conquista dos bons resultados que hoje comemoramos. São verdadeiras joias.”
O evento contou com a presença das equipes de diversos setores da maternidade, acadêmicos e do coordenador geral de Saúde da Área Programática 3.1 da SMS Rio, Waldyr Gomes Pires.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!