Aguarde...
08 de Fevereiro de 2018
Estamos no verão, época do ano que exige alguns cuidados próprios para estação e no ranking das orientações médicas, a ingestão de água, está na liderança. Nosso corpo é composto em sua maior parte por água e a falta dela pode gerar uma desidratação, que tem repercussões generalizadas para a nossa saúde. Quer saber mais? O médico da família, Dr. Luiz Farias, tira dúvidas sobre desidratação.
O que é?
Perda excessiva de líquidos e sais minerais do corpo.
Quais são os sintomas?
Fadiga, diarreia, vômito, tontura, dores de cabeça, sonolência, aumento da temperatura corporal, taquicardia, diminuição de peso, pele seca e inflexível, boca seca e moleza, além dos sintomas citados, também sede intensa, convulsões, hipertermia, queda da pressão, perda de consciência, choque, respiração rápida, pele fria e até a morte.
Qual é o tratamento?
O tratamento varia em função do nível de desidratação. No caso de desidratação leve, deve-se tomar muito líquido, pode-se tomar até uma bebida doce para ajudar a restaurar os níveis do açúcar e comer algo salgado para retificar a perda de sal. Em caso de desidratação grave, soro será injetado nas veias.
Como se prevenir?
Beber bastante líquido, cerca de dois litros por dia, usar roupas leves, evitar sair nos dias quentes, ficar em lugares com ventilação, não praticar exercícios em lugares quentes, em caso de crianças e idosos, certificar se eles estão tomando líquidos, pois esquecem, corrigir o mais prontamente possível os mecanismos anormais de perdas de líquido, como febres, vômitos, e diarreia.
Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!