Aguarde...
07 de Outubro de 2016
O projeto de Odontologia Intensiva, que este mês completa três anos de implantação no Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF), foi destaque no I Fórum de Odontologia Hospitalar, realizado pela Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), na última quarta, dia 5, na Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ).
O trabalho inovador, que entre outras ações contempla a higiene oral nos pacientes internados no hospital, foi apresentado pela dentista e estomatologista Flávia Lobão, responsável pelo serviço de odontologia hospitalar e intensiva do HMEF. Palestrante convidada a participar do evento, ela ressaltou a importância da odontologia intensiva e da presença de um especialista não só nos Centros de Terapia Intensiva (CTI) como nas enfermarias das unidades hospitalares.
“Já existe uma iniciativa mundial de integrar a odontologia e a medicina em hospitais públicos e privados. O trabalho do dentista complementa o do médico e, muitas vezes, é fundamental para a saúde do paciente”, afirmou a Drª Flávia. Segundo ela, a higiene oral, por exemplo, reduz o risco da pneumonia associada à ventilação mecânica em até 60% e pacientes com diabetes tem 70% de chances de contrair uma doença periodontal. “O problema de saúde pode vir da boca. É importantíssimo que o dentista acompanhe cada caso para que possa realizar um trabalho mais direcionado”, complementou.
Entre outros assuntos, a especialista falou sobre a virulência do biofilme oral no paciente hospitalizado e a polivalência do biofilme dental. Foram exibidas fotos de casos de doenças periodontais e de pacientes tratados no HMEF, hospital de referência na rede pública de saúde do Rio. Durante a sua apresentação, Flávia também mostrou a relação entre a odontologia hospitalar e a oncologia e o manejo das manifestações bucais do tratamento oncológico.
Também participaram do evento o diretor do Departamento de Odontologia Hospitalar da Associação Brasileira de Odontologia no Rio (ABO-RJ), Dr. Paulo Pimentel; a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), Drª Águida Miranda; o vice-presidente executivo da AHERJ, Dr. Marcus Quintella, e o presidente da Comissão de Saúde da ALERJ e deputado estadual, Jair Bittencourt.
Com o tema Realidade, Desafios e Oportunidades, o fórum abordou diversas questões, entre elas normas e legislação para a odontologia hospitalar, o reconhecimento da habilitação e os benefícios da acreditação da especialização médica e a atuação do dentista nos hospitais brasileiros.
Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!