Aguarde...
23 de Novembro de 2016
No último sábado (19/11), o Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) realizou a IV Jornada Científica de Trauma, no auditório da unidade hospitalar. No evento estiveram presentes especialistas da área de trauma, ortopedia, cirurgia, anestesia, clínica médica e enfermagem, que abordaram assuntos como o atendimento ao paciente politraumatizado; os diferentes tipos de trauma: abdominal, torácico, de pelve e extremidades e o traumatismo craniano; a hipotermia e a reposição volêmica no trauma, a antibioticoterapia, a segurança do paciente e a doação de órgãos e tecidos.
A abertura do evento foi feita pelo diretor do HMEF, Dr. Paulo Maurício dos Santos Cabral, que destacou a importância do trabalho realizado pelo Dr. Evandro Freire, que dá nome ao hospital, e editou o livro “Trauma, a doença dos séculos”. Cirurgião renomado, teve mais de 100 trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e estrangeiras, e, em 1998, foi homenageado pelo Colégio Americano de Cirurgiões por ter alcançado a performance máxima no Advanced Trauma Life Suport (ATLS).
A apresentação da jornada e os debates foram conduzidos pelo presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do HMEF, Dr. Antônio Augusto Peixoto. Ele também entregou a placa de homenagem pelo trabalho realizado ao Dr. Renato da Rocha Passos, um dos mais renomados cirurgiões do Brasil que, aos 82 anos, ainda atua no Hospital Municipal Souza Aguiar, um dos principais hospitais públicos do Rio. “Aprendi muito com ele. Dr. Renato era como um “ninja” e estava sempre presente, acompanhando o que estava acontecendo”, lembrou Antônio Augusto.
O médico homenageado não só participou da mesa de debates, destacando processos fundamentais no atendimento do paciente traumatizado, como frizou a importância do conhecimento, da atitude e da qualificação dos novos profissionais. “Fico feliz quando vejo meus residentes melhores do que eu”, afirmou Dr. Renato. “Esse é o fluxo da vida e o que importa para que a eficiência da nossa saúde pública”, ressaltou.
A maioria das palestras foi ministrada pela equipe médica do HMEF. Entre eles, estavam os médicos Dr. Fernando Ponce de Leon, Dr. Gustavo Pierro, Dr. Nelson Alejandro Sena, Dr. Fernando Correa, Dr. Márcio Viçoso, Dr. Márcio Palazzo, Drª Lorena Monteiro e a Gerente Assistencial e Enfermeira Maria Elisabete Serejo. Como convidados, estavam presentes dois especialistas que também são professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro: Dr. Vinícius Gomes da Silveira, que participou da mesa de debates, e Dr. Marcos Alpoim Freire, cirurgião e filho do Dr. Evandro Freire, que falou sobre trauma abdominal.
O HMEF atende casos de urgência e emergência nas especialidades Cirurgia-Geral, Traumato-Ortopedia, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Pediatria. É uma unidade de internação de primeira linha, que possui um total de 103 leitos.
Os acidentes automobilísticos lideram o número de cirurgias de traumato-ortopedia do hospital. Por mês, são quase 100 vítimas que são atendidas em caráter de urgência e emergência, sendo a maioria submetida à cirurgia.
Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!