Aguarde...
21 de Dezembro de 2016
Com a proximidade do verão e as festas de final de ano, o Hospital Municipal Evandro Freire promoveu, nos dias 9 e 13/12, workshops de nutrição totalmente voltados à alimentação saudável, com estratégias, dicas e informações sobre alimentos, nutrientes e ingredientes.
Durante o evento, foram abordados assuntos como a diferença entre alimentos naturais e industrializados, a redução de sódio e gordura no pão, as cores e nutrientes das vitaminas, o sal na alimentação, os transtornos alimentares, diabetes, a influência da mídia na alimentação infantil, os inimigos ocultos nos alimentos e os petiscos do bem.
A supervisora de nutrição do hospital, Roberta Silveira, montou mini-stands no auditório da unidade hospitalar para que o público pudesse interagir com os estudantes de nutrição do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), responsáveis pelos temas e painéis apresentados.
No espaço dedicado às vitaminas e nutrientes, jogos interativos chamavam a atenção para a cor dos alimentos e suas propriedades nutricionais. “Os amarelos são aliados da imunidade, os vermelhos ajudam a reduzir o risco de câncer de pulmão e próstata, os brancos contribuem para maior elasticidade dos músculos, os laranjas beneficiam o sistema nervoso, os roxos retardam o envelhecimento e os verdes ajudam a proteger o coração e a pele”, explicavam as estudantes para os participantes.
No stand sobre alimentos industrializados e naturais, o público poderia conferir a diferença de sabor e ingredientes usados em um suco de laranja natural e um suco de caixinha industrializado, por exemplo, e em biscoitos caseiros e fabricados por uma empresa do ramo. Já no painel sobre a importância da redução de sódio e gordura na alimentação, eram mostrados dois tipos de pão de queijo, um elaborado à base de biomassa de banana verde, totalmente natural e saudável, e outro feito com doses excessivas de óleo e sal, normalmente vendido em lanchonetes e padaria. “Muitas vezes compramos achando que o produto é saudável e leve, mas é extremamente calórico e gorduroso”, ressaltava outra estudante. “Existem mais de250 DTAs, que são as doenças transmitidas por alimentos”, lembrava.
Outro assunto que chamava a atenção era que tipo de utensílio usar para guardar os alimentos e como higienizá-lo. “Os materiais feitos de bambu são anti-bactericidas e preservam melhor as propriedades dos alimentos do que os de plásticos que costumamos usar”, explicava o grupo responsável pelo painel. “Também devemos dar preferência aos detergentes neutros e não aos coloridos”, destacava.
Também geraram interesse do público temas sobre os transtornos alimentares, tais como anorexia, bulimia e vigorexia; a diabetes, o excesso de sal na alimentação e outros inimigos que estão ocultos nos alimentos.
Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!