Aguarde...

Saúde

Saúde

25 de Março de 2024

Instituto CEJAM orienta população da terceira idade sobre saúde e bem-estar em São Roque

Impulsionado por ações do programa CEJAM Mulher, iniciativa do Instituto CEJAM, um movimento de conscientização e cuidado está ganhando força em São Roque. Focado na promoção da saúde sexual e reprodutiva, o projeto recentemente estendeu suas atividades aos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) dos bairros Paisagem Colonial e São João Novo, engajando também a comunidade da terceira idade em um diálogo aberto e informativo sobre temas essenciais para o bem-estar.

Com o tema "Vigor e Melhor Idade", as oficinas – realizadas em 5 e 14 de março – foram conduzidas pela enfermeira do programa, Priscila Gomes, e sua equipe multidisciplinar, abordando aspectos vitais da vida dos idosos, como a importância de um estilo de vida saudável, práticas de atividade física e a manutenção de uma vida sexual ativa e segura. Além de promover a socialização, as sessões se dedicaram a esclarecer dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis e a proteção necessária, mesmo após os 60 anos.

"Promover o conhecimento e desmitificar tabus relacionados à saúde sexual na terceira idade é um passo fundamental para uma população mais informada e segura. Estas oficinas não apenas fornecem informações valiosas, mas também reforçam a importância da prevenção como chave para uma vida de qualidade, alinhada ao lema do CEJAM. Prever mais intervenções como estas é uma de nossas prioridades para continuar a disseminação de conhecimento e cuidado entre as nossas comunidades", salientou Priscila.

A próxima ação do ciclo de palestras está prevista para o dia 28 de março, novamente no CRAS de São João Novo, quando o público-alvo será o grupo de mulheres atendidas pelo órgão, dessa vez com orientações sobre saúde feminina.

Além dos adultos e idosos, o Instituto CEJAM também está direcionando esforços para educar o público mais jovem. A oficina “Conhecendo Meu Corpo", realizada na EMEIF Rutte Rodrigues de Carvalho neste mês, focou na saúde sexual e reprodutiva, tratando temas delicados como violência e abuso sexual de maneira acessível e adequada à faixa etária das crianças de 4 a 10 anos. Através de métodos lúdicos, a oficina procurou compartilhar conhecimento e segurança, ensinando os alunos a reconhecer situações de risco e saber como buscar ajuda.

Claudia Moreschi, coordenadora do CRAS São João Novo, expressa sua gratidão e reconhecimento pela aproximação do Instituto CEJAM com o serviço social do município. "A integração de esforços entre o Instituto CEJAM e nossos serviços sociais locais é crucial para o avanço da nossa comunidade. Essas ações de saúde, educação e prevenção são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, especialmente em bairros carentes de informações essenciais como São João Novo. Esta colaboração reforça a rede de apoio aos nossos residentes, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para viver com mais dignidade e saúde."

Este movimento conjunto entre instituições de saúde, educacionais e sociais em São Roque reforça o compromisso da cidade com o bem-estar e a educação de seus habitantes, desde a infância até a terceira idade. À medida que o programa CEJAM Mulher continua a desenvolver suas atividades, espera-se que mais pessoas em São Roque sejam empoderadas com o conhecimento e os recursos para viver de forma mais saudável.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!