Aguarde...
23 de Dezembro de 2015
Nesta terça-feira (23/12), o Instituto de Responsabilidade Social e o superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença de Gouvêa, reuniu alguns dos voluntários do Programa Dr. Conforto para um balanço das ações desenvolvidas e a apresentação de propostas para o ano de 2016.
Para iniciar o encontro, Dr. Fernando Proença promoveu um resgate histórico do programa, criado em 2000, a partir de uma iniciativa de um grupo de profissionais ligados ao CEJAM, inspirados na história de vida de Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, médico, 1º Secretário de Saúde da cidade de São Paulo, que dedicou seus últimos anos de vida a auxiliar e orientar pessoas internadas em hospitais e asilos públicos.
Dr. Fernando Proença relembrou inclusive que, em 2002, a própria Secretaria Municipal de Saúde adotou o “Dr. Conforto” enviando cartas a funcionários aposentados. Na mesma época, foi desenvolvido o Programa Deficiente Saudável, que também adotou princípios do programa. “Foi a partir de desdobramento das ações do Programa Dr. Conforto que teve origem o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM”, finalizou o superintendente.
Na sequência, Tatiane Gomes, coordenadora do Instituto mostrou aos participantes os cinco principais programas desenvolvidos pelo IRS, além das ações que atualmente norteiam o programa de voluntariado.
“O programa tem um potencial enorme de ações e queremos que sua estrutura faça a diferença na vida das pessoas atendidas. É importante que o voluntário tenha a percepção que seu trabalho é transformador e que veja os resultados das ações que realizou.”
Anatália Basile, coordenadora do Programa Parto Seguro, fez um apanhado das ações desenvolvidas e, apresentou uma grande proposta para 2016, as doulas voluntárias, que seriam capacitadas pelo CEJAM e atuariam nas nove maternidades municipais que contam com o Parto Seguro.
Ao final da reunião, Lourivaldo Ribeiro, coordenador do Programa Deficiente Saudável, citou o Fórum de Inclusão como um grande parceiro que contribuiu para as muitas melhorias alcançadas na região do Jardim Ângela. Voluntária do Dr. Conforto, Ana Cecília, contou aos presentes um pouco sobre as ações desenvolvidas pelo grupo de voluntariado da Mafre. “Todo mundo quer ajudar alguém, só é preciso mobilizar as pessoas”, relatou. “Às vezes, as pessoas só precisam ser acolhidas e ouvidas”, completou.
Conheça as ações do Instituto de Responsabilidade Social no portal do CEJAM e as ações do Programa de Voluntariado Dr Conforto. Seja você também um voluntário!
Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!