Aguarde...
21 de Novembro de 2024
Nesta terça-feira (19), o CEJAM realizou o 2° Encontro da Maternidade Segura Humanizada - Novembro Roxo, reunindo especialistas e profissionais da área materno-infantil para discutir ações voltadas à prevenção da prematuridade e ao atendimento especializado nas Unidades Neonatais.
Alinhado ao mês de conscientização sobre a prematuridade, o evento, realizado no auditório da sede da instituição e transmitido ao vivo via Google Meet, abordou estratégias que garantem um atendimento integral, que vai além dos aspectos técnicos e incorpora o acolhimento emocional das famílias em todas as etapas do processo.
A abertura foi conduzida pela Dra. Anatalia Basile, coordenadora-geral da Maternidade Segura Humanizada, que apresentou o perfil das unidades e as boas práticas do programa Parto Seguro, fruto da parceria entre o CEJAM e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Segundo a Dra. Anatalia, o Parto Seguro foi concebido com dois pilares essenciais: “O primeiro é garantir a aplicação prática das diretrizes do Ministério da Saúde, oferecendo um atendimento que respeite essas orientações. O segundo é o fortalecimento do aleitamento materno. Para isso, contamos com uma equipe multiprofissional dedicada a apoiar as mães em todo esse processo.”
Ainda segundo a Dra. Anatalia, entre janeiro e outubro de 2024, 2.072 recém-nascidos atendidos pelas unidades neonatais do programa receberam alta, sendo que 1.802 (87%) estavam em aleitamento exclusivo.
Em seguida, o policial militar Flávio Gonçalves, conhecido como Tenente Bahia, compartilhou sua experiência com a prematuridade. Ele contou sobre a perda de sua noiva, Jéssica Victor Guedes, que, minutos antes do casamento, passou mal e foi submetida a uma cesárea de emergência. Grávida de sete meses, Jéssica faleceu, e sua filha, Sophia, nasceu prematura, com menos de um quilo e 34 centímetros. O Tenente Bahia falou sobre os desafios de ser pai de uma bebê prematura e os aprendizados dessa jornada.
O evento também contou com uma mesa redonda para discutir os desafios na prevenção da prematuridade. A discussão foi enriquecida pela presença da Dra. Nathalia Mello, Supervisora Médica do programa Parto Seguro; do Dr. Gilberto Nagaham, diretor técnico do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha; do Dr. Mauro Palma, Coordenador Médico Neonatologista do Hospital Geral de Itapevi; e da Dra. Brunna Milanesi, Diretora Técnica do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, que participou remotamente via Google Meet.
Outro momento marcante foi a presença da Dra. Rafaela Fabri, Diretora Médica da PBSF (Protegendo Cérebros, Salvando Futuros), parceira do CEJAM no monitoramento cerebral neonatal. Durante sua participação, ela reforçou a importância dessa tecnologia para o cuidado dos recém-nascidos e, em reconhecimento ao marco de 1000 crianças monitorizadas, entregou um troféu ao CEJAM, celebrando o impacto positivo dessa colaboração.
Para encerrar o evento, foi realizada uma homenagem aos representantes dos hospitais conveniados ao programa e gerenciados pela instituição, que se destacam pela excelência no atendimento neonatal. As placas de reconhecimento ressaltaram a importância de esforços conjuntos para garantir um início de vida saudável e digno aos bebês prematuros.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!