Aguarde...

Saúde

Saúde

28 de Março de 2024

Páscoa: como aproveitar a celebração respeitando as diferentes restrições alimentares

Para aqueles que possuem restrições alimentares, a Páscoa pode ser um desafio na busca por opções de pratos que atendam às suas necessidades específicas. No geral, durante as festividades, é habitual que pessoas veganas, intolerantes ao glúten e à lactose e alérgicas à proteína do leite de vaca encontrem diversos obstáculos nesse sentido.

"Na celebração da Páscoa, é comum encontrar uma mesa repleta de pratos tradicionais, muitos dos quais podem conter ingredientes incompatíveis com esses públicos. Isso pode deixar aqueles com dietas especiais se sentindo excluídos e até desconfortáveis", afirma Alice Coca, nutricionista da UBS Jardim Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O mesmo desafio se estende aos queridinhos do momento: os ovos de Páscoa e os chocolates em geral. Muitas vezes, as opções disponíveis no mercado contêm ingredientes que não são adequados a essas dietas.

No entanto, nem tudo está perdido. Com um pouco de organização e cuidado, é possível se preparar para receber essas pessoas, além de permitir que elas desfrutem plenamente dessa época festiva, sem comprometer a saúde.

"Às vezes, a criatividade na cozinha é essencial para recriar pratos comuns da Páscoa, mas sem aqueles ingredientes indesejados. Esse pode ser um momento para experimentar novas receitas e técnicas de preparo", reforça a profissional.

Os ovos de Páscoa, por exemplo, podem ser substituídos por versões veganas, isentas de glúten e leite, feitas artesanalmente ou adquiridas em estabelecimentos apropriados. Para quem deseja se aventurar na preparação, a receita também é simples.

"Basta utilizar 200g de chocolate sem glúten e sem leite e uma forma para moldar o ovo do tamanho de sua preferência. Derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas, cuidando para não aquecer demais. Se usar o micro-ondas, pause a cada 30 segundos para mexer o chocolate e evitar que queime", explica.

Com o chocolate ainda derretido, é necessário espalhar a quantidade desejada na forma. "Cubra toda a superfície interior da forma de maneira uniforme. Se desejar uma casca mais grossa, espere o chocolate esfriar um pouco e repita o processo, adicionando mais uma camada de chocolate", destaca Alice.

Em seguida, leve a forma ao refrigerador por aproximadamente 30 minutos, ou até que o chocolate esteja completamente firme. "Você também pode rechear seu ovo de Páscoa com mais chocolate sem glúten e sem leite derretido, fazendo uma mistura com leite de coco, óleo de coco, açúcar de coco e baunilha", ressalta.

Na decoração, frutas secas, nozes ou qualquer outro ingrediente que não comprometa o organismo são bem-vindos e possibilitam ainda mais encanto para o momento.

Outras opções para manter no radar

Além de pensar no chocolate, a especialista ensina três receitas práticas e rápidas para deixar o almoço de domingo ainda mais delicioso e inclusivo.

Confira abaixo:

1.Assado de Legumes com Molho de Ervas

Ingredientes:
-Uma variedade de legumes (batatas, cenouras, abobrinha etc.);
-Azeite;
-Sal;
-Pimenta;
-Alecrim;
-Tomilho;
-Manjericão fresco.

Modo de preparo: Corte os legumes em pedaços, tempere com azeite, sal, pimenta e ervas e asse no forno até dourar.

2. Risoto de Cogumelos

Ingredientes:
-Arroz arbóreo;
-Cogumelos variados (shimeji, shitake, champignon);
-Cebola e alho picados;
-Caldo de legumes;
-Vinho branco (opcional);
-Azeite de oliva;
-Sal, pimenta e salsa fresca picada;
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Em seguida, adicione os cogumelos e cozinhe até dourá-los. Acrescente o arroz arbóreo e refogue por alguns minutos. Faça o processo de deglaçagem na panela, com vinho branco (se estiver utilizando), e adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até que o arroz fique macio. Tempere com sal, pimenta e finalize com salsa fresca picada antes de servir.

3.Mousse de Chocolate Vegano

Ingredientes:
-Abacate maduro;
-Cacau em pó;
-Leite de coco;
-Xarope de bordo ou agave;
-Extrato de baunilha.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa, leve à geladeira até atingir uma consistência firme e sirva gelado.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!