Aguarde...
30 de Março de 2015
O distrito de Jundiapeba recebeu, neste sábado (28/03), um mutirão comandado pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, de combate à dengue. O distrito é o que concentra o maior número de casos confirmados da doença no município – 16 dos 50 – portanto foi alvo de um amplo trabalho, que se estendeu até o final da tarde e compreendeu a entrega de material informativo, visitas à casa das pessoas e a erradicação manual ou com aplicação de inseticida dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Quarenta duplas, mais o secretário de Saúde, se encarregaram das visitas, mas o mutirão como um todo contou com a participação de mais de 100 pessoas. Eram agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde, funcionários dos equipamentos da área da Saúde de Jundiapeba, 30 atiradores do Tiro de Guerra e também equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Ao entrar na residência, a equipe fazia a entrega do folheto informativo e já verificava se a pessoa possuía algum reservatório de água que pudesse servir como criadouro do mosquito da dengue. Ao identificar, o mesmo já era eliminado, com apoio de um caminhão da Operação Cata-Tranqueira, que recolhia o material. Além disso, o morador recebia toda a orientação sobre os cuidados que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação da doença.
O mutirão também fez a pulverização de inseticida em pontos pré-determinados. Isto é, em toda a margem do Rio Jundiaí e em algumas casas onde foram identificados casos positivos autóctones. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já cuidaram da capina de todo o mato às margens do Jundiaí e outros córregos próximos, além de realizar a limpeza de algumas esquinas, com auxílio de uma retroescavadeira. O trabalho era anunciado nas redondezas com apoio de um carro de som.
“O que estamos fazendo aqui hoje é um conjunto de esforços da Prefeitura no combate à dengue. Sempre digo que a maior arma de combate a dengue é a orientação e a ação de cada um dentro de sua casa. Por isso, todo esse trabalho de orientação, que deriva do plano de contingência da dengue, lançado há poucos dias. O mais importante é que as pessoas realmente se conscientizem dos cuidados que precisam ter e, se apresentarem algum sintoma, procurem imediatamente uma unidade de saúde”, frisou Cusatis, lembrando que, atualmente, o município conta com serviços de urgência e emergência em praticamente todos os bairros.
Até o momento, Mogi das Cruzes conta com 324 notificações de suspeita de dengue, sendo que 68 já se confirmaram. Destes 68, 50 são autóctones (contraídos no próprio município) e 18 são importados. Além disso, do total das notificações, 211 se referem a pessoas de outros municípios.
“É uma situação que nos preocupa, claro, e daí o lançamento do plano de contingência, mas é importante dizer que a situação em Mogi das Cruzes está sob controle. Com as ações do nosso plano, mais a atuação diária da equipe do núcleo de combate à dengue, estamos conseguindo atender e controlar essa questão. Agora, um número que impressiona é esse de pessoas que vêm de outras cidades e para serem atendidos em unidades de saúde de Mogi das Cruzes. Ou seja, além da nossa demanda própria, estamos atendendo também a demanda de outras cidades”, completa o secretário de Saúde.
O balanço do mutirão, com os números oficiais do trabalho realizado, será divulgado na segunda-feira (30/03). Os telefones para mais informações sobre a dengue são 4794-4343 (Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue) ou o 162, que é a Ouvidoria da Saúde.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!