Aguarde...
10 de Junho de 2016
O Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana também é Rede Cegonha, parceria entre o CEJAM, a Secretaria Municipal de Saúde e a Autarquia Hospitalar, promoveu nesta quarta-feira (08/06), a Certificação em Qualidade e Segurança na Atenção Materna e Neonatal.
A premiação tem como objetivo contemplar os Hospitais Municipais que contam com o Programa e que alcançaram os melhores indicadores que refletem a humanização do parto como a presença do acompanhante no trabalho de parto, a redução do índice de episiotomia, o clampeamento tardio do cordão umbilical, o aleitamento na 1ª hora, a promoção do contato pele a pele e a redução do número de cesárias.
“Quero parabenizar todo os colaboradores que participam deste programa . Esta é uma parceria de sucesso entre o CEJAM e o poder público pela qualidade do SUS. Deveríamos estender estes resultados para as demais maternidades do município”, destacou Dr. Fernando Proença de Gouvea, superintendente do CEJAM.
O evento contou com a presença do Dr. Adalberto Aguemi, coordenador saúde da mulher da SMS e da secretária adjunta de saúde, Célia Cristina Bortoletto, que apresentou indicadores positivos como a queda da mortalidade materna e infantil, além do aumento das consultas na Atenção Básica. “Mais do que eu dar os parabéns em palavras, estes dados dizem muito sobre o trabalho realizado por vocês”, elogiou.
"A visão da saúde integrativa para o cuidado da gestante” foi o tema da palestra Caio Fábio Portella. O especialista apresentou um olhar particular sobre a importante busca pela autonomia interna e como esta reflete no parto. Além de recursos que podem contribuir com este importante momento na vida da mulher, como a meditação e a consciência corporal.
Na sequência, Dra. Anatália Basile, coordenadora do Programa Parto Seguro, apresentou brevemente as metas e resultados surpreendentes alcançados em 2015, como os 20.067 partos realizados e as 177.290 consultas médicas.
O segundo palestrante do dia, Dr. Jorge Kuhn abordou a “Assistência ao parto e nascimento: Um processo fisiológico”. O médico falou sobre as formas de assistência e as formas benéficas de cuidado no parto, como o trabalho das doulas.
Momento aguardado do dia, o Hospital Tide Setubal foi o grande vencedor, ao atender todos os critérios adotados para a certificação e, como desempate, se destacou com a menor taxa de cesárea, com 22%. Em segundo lugar, foi premiado o Hospital Alipio Corrêa Netto.
Receberam Menção Honrosa:
HM Dr. Ignácio Proença de Gouvêa;
HM e Maternidade Prof. Mário Degni;
HM Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha;
HM Prof. Dr. Waldomiro de Paula;
HM Dr. José Soares Hungria
Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!