Aguarde...
24 de Setembro de 2015
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o CEJAM, por meio do Programa Deficiente Saudável, promoveu, nesta segunda-feira (21/09), o Seminário Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência, no auditório do Hospital Dr. Moysés Deutsch M'Boi Mirim.
O evento contou com a presença de pessoas com deficiência, estudantes, profissionais de saúde das unidades e instituições que trabalham na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Para dar início à programação, o Superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença, ressaltou a importância do evento e destacou os principais projetos realizados nas unidades. “O CEJAM deu início ao Núcleo de Ginecologia Inclusiva (NGI) na unidade Hora Certa M'Boi Mirim I, que visa ao atendimento ambulatorial de atenção a saúde da mulher com deficiência. É o primeiro do gênero no município de São Paulo”, afirmou.
Coordenador do Programa Deficiente Saudável, Lourivaldo Ribeiro falou sobre as iniciativas que o programa tem realizado, os problemas que os deficientes ainda enfrentam no dia a dia e afirma que “a dó e a piedade não nos ajudam em nada. Se olham para mim, a única diferença é que a pessoa anda e eu não”.
O Grupo Batuque Dum, que realiza trabalho social, cultural e de inclusão com crianças da região do Jardim Ângela, se apresentou logo em seguida, tocando e cantando músicas que remetem ao resgate da cultura afro nas comunidades.
A primeira palestra do encontro foi ministrada pela Prof. Dra. Eliane Lemos, da ONG Entre Rodas&Batom. A Psicóloga falou sobre a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da pessoa com deficiência e trouxe a reflexão: “Além de uma boa alimentação e prática de atividades esportivas, é preciso estar bem consigo mesmo. O que nós temos alimentado mais, as alegrias ou as tristezas?”.
Marcos Vinicius Martins, estudante e jovem aprendiz, foi um dos convidados para falar sobre as dificuldades e vitórias que enfrentou na vida. Ele contou também sobre as barreiras que um deficiente encontra para se tornar um atleta e revelou sua grande paixão: o skate. "A pessoa com deficiência começa a ser inserida no esporte por meio da escola, onde aprende a se adaptar”, disse. Marcos ainda recomenda: “os pais devem incentivar os filhos com deficiência a praticarem esporte".
A programação continuou com a Psicóloga e Gerente do CAPS I, Fabiana Cury, que apresentou os principais serviços que o programa atende. Na sequência, Juliana da Mata, psicopedagoga do Ninho da Esperança, e Eduardo Mauro, APD do Jd. Marcelo, realizaram a palestra “Autismo e Deficiência Intelectual”, explicando as características das deficiências e os serviços de atendimento especializados oferecidos.
A dura realidade que as crianças com algum tipo de deficiência enfrentam nas escolas também foi tema do encontro. Para a Prof. Mariá Gomes de Araujo, da Escola Estadual Reverendo Porto Filho, “a partir do momento que uma criança chega à escola, a instituição tem que se adaptar ao aluno, e não o contrário. A falta de recursos não pode impedir a matrícula, ela é um direito da criança com deficiência”.
Rosemeire de Almeida, Assistente Social e Gerente do CER IV, que fez um breve histórico do serviço, sua estrutura e funcionamento. Para finalizar, Vanessa Morelato e Joyce de Souza, Enfermeiras da COLOPLAST, apresentaram os produtos e serviços que a empresa desenvolve para pessoas com condições especiais.
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!