Aguarde...
27 de Setembro de 2019
Localizada no distrito de M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista, a UBS Vila Calu, à primeira vista, não se difere de outras Unidades Básicas de Saúde. Exceto pela recente conquista da Acreditação de Excelência da ONA (nível 3), reconhecimento que traz à tona as diversas iniciativas promovidas pela unidade para melhorias na assistência à saúde.
Foi em setembro de 2015 que a UBS Vila Calu recebeu o primeiro nível da acreditação. Hoje, quatro anos depois, se torna a primeira Unidade Básica de Saúde no Brasil a conquistar o nível máximo da ONA.
Para Kátia Lago, gerente da unidade, o primeiro passo em direção à acreditação, após uma visita de diagnóstico realizada em 2013, foi o planejamento para sistematização dos processos de trabalho e, em seguida, a implantação de três comissões principais: de biossegurança, auditoria interna e gerenciamento de riscos. A partir disso, a unidade começou a contar também com indicadores assistenciais para a melhoria contínua dos processos implantados.
Foram reconhecidos pela equipe de avaliadores da ONA os seguinte pontos fortes da unidade: ciclos de melhoria com foco na efetividade dos programas, maturidade na gestão, reestruturação das agendas com maior integração entre equipes e pacientes e grupos de interação.
“A UBS Vila Calu evidenciou resultados impactantes para sua população. Tanto na atenção ao pré-natal de alto risco, acompanhamento dos portadores de diabetes insulino-dependentes, quanto para portadores de hipertensão arterial sistêmica de alto risco”, comenta Fernanda Fuscaldi, gerente de qualidade do CEJAM.
A acreditação é um processo utilizado para avaliar e implantar a qualidade dos serviços prestados, e envolve a verificação diária de atividades e serviços em relação a padrões de excelência, com foco na segurança, no cuidado com o paciente e no compartilhamento das boas práticas da assistência.
Ela é promovida pela Organização Nacional de Acreditação, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in HealthCare), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Dentro desta acreditação, existem três níveis que seguem padrões de avaliação de complexidade crescentes.
Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!