Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

03 de Março de 2016

Zona Sul terá programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul prepararam, ao longo do mês, uma programação diferenciada para comemorar a data. Entre as atividades haverá palestras, coleta de Papanicolau, orientações, testes rápidos, dicas de beleza e feira de artesanato.

No próprio dia 8, as mulheres da região de M’ Boi Mirim que moram próximas das UBS Cidade Ipava, Jardim Aracati, Jardim Santa Margarida e Vila Calú poderão participar de palestras educativas sobre doenças femininas e fazer a marcação de exames como mamografia e Papanicolau. A UBS Cidade Ipava contará ainda com uma feira do artesanato e confecção e distribuição de rosa artesanal para as participantes.

Em Parelheiros, ainda no dia 8, nas UBS Jardim São Norberto, Vargem Grande e Jardim Iporã os profissionais realizarão palestras de educação sexual, uso de preservativos e violência contra a mulher.

Já em Campo Limpo, na terça (8), a partir das 8h, a UBS Jardim Comercial realizará um grupo de orientação sobre o Papanicolau e mamografia juntamente com a prevenção de uma doença séria que é o câncer de colo uterino. Na mesma unidade, de segunda (7) a sexta-feira (11), haverá uma barraca na unidade com palestras para as mulheres. Os temas abordarão cuidados primários do câncer de mama e colo uterino. No período da tarde haverá atividades de relaxamento e intensificação da coleta do Papanicolau nesta semana, onde os agentes comunitários de saúde divulgaram ao longo do mês de fevereiro em visitas domiciliares.

Na região de Capela do Socorro, as UBS Gaivotas e Chácara do Sol irão realizar tanto na quinta-feira (10) como na sexta-feira (11), um “Dia da Beleza” com a participação de consultoras da área dando dicas de beleza, maquiagem e esmaltação.

Testes rápidos

Já a UBS Chácara Santo Amaro programou, para a segunda semana de março, a realização de testes rápidos, onde as usuárias poderão detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), hepatite, entre outras doenças.

A interlocutora de Saúde da Mulher da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS SUL) Lúcia Helena de Azevedo ressalta a importância da participação das mulheres nesses eventos. “Essas ações são importantes para as mulheres se preocuparem com sua saúde e procurarem saber mais sobre assuntos que serão abordados pelas unidades de saúde. Para participar, basta comparecer no local da atividade”, afirma Lúcia.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Em 1857, operárias de uma fábrica têxtil nova-iorquina entraram em greve para reivindicar melhores condições de trabalho e salários iguais aos homens. Por conta disto, foram trancadas no local e, durante um incêndio, morreram 130 mulheres. Desde 1975 a data é comemorada no mundo inteiro e reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

*Foto Ilustrativa

Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.