Aguarde...
11 de Novembro de 2016
O Centro de Estudos do Hospital Municipal Evandro Freire realizou um treinamento teórico e prático sobre Eletrocardiograma (ECG), durante os dias 7, 8 e 9/11, ministrado pelo enfermeiro da Clínica Médica Cirúrgica, Irineu Sodré. A ação foi direcionada à equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no Complexo Hospitalar Ilha, que contempla não só o hospital, mas também a Coordenação de Emergência Regional da Ilha, no Rio. Cerca de 150 profissionais de saúde estiveram presentes.
Em uma palestra dinâmica, ele explicou o que significa o gráfico que registra as oscilações elétricas do coração, para que serve o EGC e qual a forma correta de realizá-lo. “O eletrocardiográfico, aparelho que registra o eletrocardiograma, pode ser utilizado em situações eletivas ou de urgência e emergência cardiovascular. São usados sensores no peito e no abdome e, algumas vezes, no pulso. Isso porque o coração apresenta atividade eléctrica por variação e os eletrodos sensíveis são colocados em pontos específicos do corpo que registam esta diferença elétrica”, explicou. “O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também é muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio”, afirmou.
Para se realizar o exame eletrocardiograma, o paciente deve estar descansado há pelo menos 10 minutos, estar calmo e sem ter fumado há pelo menos 40 minutos. Também deve ser investigado quanto ao uso de remédios que esteja usando, ou que costume usar esporadicamente.
Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!