Aguarde...
22 de Setembro de 2016
Cerca de 20 enfermeiras e técnicas de enfermagem da clínica médica do Hospital Municipal Evandro Freire, no Rio de Janeiro, receberam um treinamento diferenciado e divertido na manhã desta quarta-feira, dia 21, sobre a importância da higiene oral para a prevenção da pneumonia nosocomial, também conhecida como a pneumonia hospitalar, adquirida na unidade hospitalar (PAH) e associada à ventilação mecânica (PAV).
O encontro foi organizado pela Drª Flávia Lobão, dentista e estomatologista responsável pelos serviços de odontologia hospitalar e intensiva do hospital. Durante os meses de setembro e outubro, ela ministrará uma série de aulas teóricas e práticas nas enfermarias, nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) e nas salas amarela e vermelha referentes à emergência do Complexo Hospitalar da Ilha, que compreende o Hospital Municipal Evandro Freire e a Coordenação Regional de Emergência (CER Ilha).
O objetivo é mostrar como as doenças periodontais, provenientes da falta de higiene oral, podem afetar a saúde do paciente internado. “A pneumonia, por exemplo, é uma das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e está intimamente ligada com a doença periodontal, que ocasiona a perda dos dentes, por meio da inflamação da gengiva e do tecido periodontal”, explica a especialista.""""As bactérias que causam a pneumonia colonizam o biofilme oral e a saliva do paciente internado, e nos portadores da doença periodontal, essa colonização é quatro vezes maior. Desta forma, a boa higiene oral durante a internação previne a pneumonia hospitalar"""", ressalta.
Por isso é importante que os enfermeiros ou técnicos entrem em cena.""""Na fase prática do treinamento, eles terão demonstrações de técnicas de higiene oral e como manusear, por exemplo, o tubo orotraqueal para fazer a higiene bucal dos pacientes"""", revela a dentista.
A iniciativa de oferecer o treinamento surgiu com o lançamento da campanha “Não deixe a doença periodontal tirar o sorriso do seu rosto”, criada pela Sociedade Britânica de Periodontia, na Inglaterra. Os ingleses chegaram a produzir cartões com imagens de bocas com falta de dentes e outros problemas periodontais. “Decidi participar e trazer a campanha para o hospital. Entrei em contato com os responsáveis, na Inglaterra, e recebi os cartões aqui no Brasil”, conta a Drª Flávia. “Uso o material depois das explicações e informações sobre relação entre a higiene oral, a pneumonia e a doença periodontal. Funciona como uma brincadeira, para que cada um possa ver como o sorriso ficaria comprometido”, diverte-se.
Fonte: Viviane Rosalem- Assessoria Máquina Cohn & Wolfe/CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!