Aguarde...
22 de Junho de 2016
O Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador (RJ), realizou nesta terça (21/06), no auditório da unidade, o I Fórum de Saúde Mental, que teve como tema central, os entraves da alta hospitalar em uma enfermaria de saúde mental dentro de um hospital geral e a importância da rede intersetorial neste processo.
O evento contou com a presença de profissionais que atuam na área. Entre os palestrantes convidados estavam a diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, Érica Pontes; os coordenadores da área de Saúde Mental do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, Fabiano Marçal, e do Hospital Municipal Lourenço Jorge, José Lincoln Souza e Cláudia Silva; a assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Stella Maris, Nilcéia Carneiro da Silva; a promotora de Justiça Cível e de Família da Ilha do Governador, Érica Rogar, e a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Zona Norte, da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Patrícia Miranda.
O fórum foi organizado e conduzido pela equipe de Saúde Mental do Hospital Municipal Evandro Freire, que também montou uma exposição de fotos com imagens dos pacientes e dos profissionais de saúde em diferentes atividades, e frases sobre a linha tênue entre o amor, a normalidade e a loucura.
A abertura do evento ficou a cargo do gerente médico do hospital, Dr. Márcio Viçoso. Em seguida, o psicólogo Auri Mendes Júnior apresentou o trabalho realizado pela enfermaria especializada da unidade, que possui 15 leitos e oferece internação e tratamento aos pacientes portadores de transtornos psicológicos ou psiquiátricos e usuários de álcool e drogas ilícitas, com diversas patologias clínicas. Eles recebem atendimento assistencial nas áreas de psicologia, serviço social, psiquiatria, enfermagem e clínica médica.
“A enfermaria de Saúde Mental do hospital tem o caráter de curta permanência para pacientes em quadro agudizado, com comorbidades clínicas. Os serviços de assistência social e psicologia também trabalham articulando o pós-alta com a rede intersetorial, e realizando grupos terapêuticos e acolhimento familiar”, explicou Júnior.
Por meio das palestras apresentadas, os participantes conheceram um pouco do trabalho realizado por cada unidade de saúde representada no fórum, e das leis em prol das pessoas portadoras de transtornos mentais. A mais recente, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, entrou em vigor no início do ano.
No final do evento, um momento de descontração: pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ernesto Nazareth fizeram uma apresentação teatral do antigo programa da TV Globo, Cassino do Chacrinha, divertindo a plateia, com imitações dos cantores Wando, Sidney Magal e Agnaldo Timóteo, e das populares chacretes.
Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!