Aguarde...
18 de Janeiro de 2023
Todos os bebês, nascidos no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro, podem obter sua carteira de identidade antes mesmo de sair da maternidade. O novo posto de identificação civil do Detran-RJ, aberto nesta terça-feira (17), fica no andar térreo, ao lado da sala onde funciona o cartório para as certidões de nascimento. Da mesma forma, os pais dos bebês do Mariska, caso não possuam o documento, podem utilizar o serviço oferecido na unidade.
Assim foi com o Henry, o primeiro bebê atendido no posto. Acompanhado de seus pais, Tatiane Cristiane Oliveira Bastos e Max dos Santos, que apresentaram sua certidão de nascimento, o pequeno fez foto, deixou registradas suas digitais e saiu de alta com seu RG. O novo serviço também motivou o casal Brenda Oliveira Jacinto e Renan Rocha Ferreira a levar o primeiro filho, o bebê Anthony, para fazer a Identidade antes de deixar o hospital.
A iniciativa, que une o Detran-RJ à Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pretende contribuir para o combate ao problema do sub-registro civil da população brasileira. O Mariska Ribeiro é a sétima maternidade da rede municipal de saúde a ter um posto de identificação civil.
Estiveram presentes na abertura oficial do novo posto, o diretor de Identificação Civil do Detran-RJ, Pedro Paulo Thompson; pela SMS-RJ, o superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luis Ferreira, a assistente social da Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência (Subhue), Clema dos Santos e a coordenadora geral de Saúde da Área Programática 5.1, Eneida Reis, além da diretora-geral do Mariska Ribeiro, Vivian Folly, líderes da direção e equipes da unidade.
“O objetivo dessa medida, realizada em conjunto com a Defensoria Pública e Ministério Público, é o enfrentamento ao sub-registro civil, facilitando à população na obtenção do documento e exercício da cidadania”, disse o diretor de Identificação Civil do Detran-RJ, Pedro Paulo Thompson.
“O impacto é bem maior do que simplesmente obter um documento. É uma importante estratégia de cuidado para a promoção dos direitos na Primeira Infância e combate à maternidade violenta. A iniciativa tem motivado o envolvimento de pais, mães e bebês que já saem com seus documentos da maternidade”, afirma o superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luis Ferreira.
“Poder oferecer esse serviço, melhorando a qualidade do atendimento do hospital, e fortalecer a corrente em favor da cidadania, é fazer de fato a diferença na vida das pessoas. E esse é o caminho que sempre buscamos, entregando saúde para os bebês e seus pais, na sua forma mais ampla”, pontuou a diretora-geral do Mariska Ribeiro, Vivian Folly.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!