Aguarde...
13 de Outubro de 2016
Ana Maria dos Santos é um exemplo de perseverança. Lembrada por seus colegas de trabalho pelo comprometimento e alegria, sua conduta como agente comunitária de saúde rendeu-lhe reconhecimento. Mas ela não parou por aí. Colaboradora CEJAM desde 2002, atualmente é técnica de farmácia e está cursando o 2º ano de faculdade em Serviço Social, em busca de mais um sonho.
Você se lembra do início de seu trabalho no CEJAM?
Eu era doméstica há dez anos e só havia completado o ensino fundamental. Na época tinha dois filhos pequenos e trabalhava longe de casa. Mesmo com pouco estudo, tentei uma vaga para agente comunitário de saúde, no momento da implantação da Estratégia Saúde da Família aqui no bairro. Curiosamente, disputei a vaga com meu ex-marido. Não tinha ideia de como seria o trabalho, mas consegui! Fui agente comunitária da UBS Jardim Nakamura durante nove anos. Por ser moradora da comunidade, fui muito bem aceita. Na verdade, me identifiquei muito com a área da saúde.
E como foi o começo do trabalho dos agentes na região?
A ESF mudou nossa realidade para melhor e posso falar com propriedade, pois vivo aqui desde os sete anos de idade. Hoje posso fazer todas as comparações possíveis e digo que temos um serviço de primeira em comparação com anos atrás. Eu fiz dois pré-natais na Unidade, na época com muita dificuldade. Hoje vejo os atendimentos, as gestantes acompanhadas com tanto cuidado.
Quais suas experiências mais marcantes como agente comunitária de saúde?
Eu gostava muito de ser agente comunitária de saúde. Tive uma vida bem difícil e com o contato diário com as pessoas fui conhecendo outras realidades e aprendendo. Como ACS, participava de cursos, palestras e assim fui aprendendo a me valorizar. Minha vida mudou totalmente. Voltei a ter vontade de estudar, parei de fumar. Mas a experiência mais marcante foi saber que, até hoje, em reuniões e treinamentos, minha antiga gerente conta minha história, como exemplo de profissional comprometido.
E como foi sua mudança profissional?
Eu voltei a estudar, concluí o ensino médio e tinha vontade de fazer mais. Eu gostava muito do trabalho que desenvolvia todos os dias nas casas. Cada família que eu atendia e conseguia ajudar, cada retorno que eu tinha, tudo me enchia de orgulho. Fiz o curso de técnico em farmácia, como uma forma de crescer e já vim para a AMA Parque Novo Santo Amaro. Gosto muito do que faço e, principalmente, de conquistar os pacientes. Muitos vinham aqui reclamar e hoje, vem me trazer um lanche, um abraço... isso me dá muito prazer. Por isso, resolvi fazer faculdade de serviço social. Eu já me vejo como assistente social, uma área onde vou poder estar perto da população para ajudar. Eu sei que é isso que quero fazer.
Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!