Aguarde...
23 de Março de 2023
Sob o lema “Prevenir é viver com qualidade”, o CEJAM, por meio de seu Instituto de Responsabilidade Social, reuniu no último domingo (19) mais de 330 pessoas, entre colaboradores e usuários da rede SUS (Sistema Único de Saúde) na zona Sul de São Paulo, para o Circuito das Estações. O evento teve sua largada na Praça Charles Miller, para uma corrida coletiva de 5k.
Na ocasião, o Instituto CEJAM montou uma tenda de 6m2, com amplo espaço para aquecimento dos participantes, que foram orientados por profissionais de educação física que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) gerenciadas pela OSS (Organização Social de Saúde) nas regiões do Capão Redondo e Jardim ngela. A ação contou com o apoio de Alelo, Brasil Health, Controle Geral e Doceria Vaz.
Para Ademir Medina, CEO do CEJAM, a organização vem trabalhando a transformação da vida das pessoas e fomentando a saída da inércia. “Para se movimentar, é preciso provocar e dar condições e foi isso o que fizemos. Estamos dando condições, chamando a comunidade, chamando o colaborador e, no final, temos mais saúde. Fazemos a prevenção nas unidades e agora, com essa maratona, estamos motivando essas pessoas a fazerem mais”, pontuou.
Marceli Fradeschi, coordenadora do Instituto CEJAM, destacou que o movimento é gratificante e estimulante. “Viabilizar um momento como esse, que integra o nosso universo de colaboradores, que todo dia trabalha arduamente para cuidar da saúde da população, com as pessoas que utilizam estes serviços de saúde, é muito especial. Estivemos todos juntos como um só time, cuidando da saúde de forma coletiva. Esta é uma ação de transformação de nossas vidas, através da saúde, relações e socialização.”
Os conselheiros gestores da região também marcaram presença no evento e não economizaram elogios à ação. Roseli Sabino, representante da UBS Vila Calú, frisou ser muito importante à saúde esse engajamento. “Muitas pessoas estiveram no evento pela primeira vez. É preciso conscientizar a população de que saúde é sinônimo de bem-estar. É necessário buscar meios para viver melhor, a considerar que a maior parte de nós passa a vida em transportes públicos e esquece que caminhar faz bem à saúde”, ressaltou.
Já Genésio da Silva, conselheiro gestor da AMA/UBS Jardim Capela, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vera Cruz, Hospital Dia M’Boi Mirim II, entre outras unidades, reiterou a importância deste movimento do CEJAM, que abraça a comunidade de seus territórios. “Gestão e controle social precisam trabalhar unificados em prol de uma saúde melhor à nossa região e todo o território.”
Ernani Pereira da Cunha, gerente regional do CEJAM, responsável pelo território do Capão Redondo e Jardim ngela, por sua vez, destacou que as inscrições de participação foram ofertadas gratuitamente à comunidade, bem como o transporte até o local. “Muitas destas pessoas nunca vieram para essa região de São Paulo. Então, também tem esse intuito de fazer uma confraternização e mostrar coisas novas. Nós acreditamos que tudo isso é saúde.”
Convidados pelo CEJAM, moradores das comunidades da zona Sul destacaram que realizam atividade física nas unidades de saúde e se prepararam para o circuito de 5k. Rosimeire Freitas, usuária da UBS Vila Calú, contou que faz ginástica há um bom tempo e que esta foi a sua primeira participação no Circuito das Estações. Ela se mostrou muito animada e disse estar maravilhada com a experiência. Já Edna Vieira da Cunha, que participa de atividades na AMA/UBS Jardim Capela, disse ter atendido suas melhores expectativas com a corrida e que esta foi a sua segunda experiência.
Eni Serafim Avelar, usuária da UBS Jardim Caiçara, contou que pratica exercícios na unidade há um ano e que deu início por recomendação médica. “Estou muito feliz em participar da caminhada. É diferente. É a primeira vez que participo. Eu tinha muitas dores no corpo, fazia exercício em casa, mas não é a mesma coisa. Trabalho com vendas, ando muito na rua. Para mim, foi ótimo, tem melhorado muito as dores”, relatou.
Débora Pereira, profissional de Educação Física nas AMA/UBS Jardim Capela e UBS Vila Calú, falou sobre a importância deste movimento. “É muito rico esse incentivo às pessoas da comunidade para que pratiquem mais atividades físicas e dá mais oportunidade para elas conhecerem esse tipo de evento, já que muitas não têm condições. A corrida foi um evento maravilhoso, foi um momento de confraternização da empresa com a comunidade que trouxe atividade física ao ar livre.”
“Esse estímulo à prática da atividade física faz com que tenhamos mais qualidade de vida, além de trazer inúmeros benefícios, pois vem ao encontro do que é trabalhado nas UBSs contra as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT)”, finalizou Virginia Poliana de Lima, gerente da UBS Jardim Coimbra.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!