Aguarde...
03 de Janeiro de 2017
O verão chegou e, se há algo que aumenta de forma significativa neste período, são os insetos, dentre eles o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre por vírus zika e chikungunya. E para impedir que eles causem grandes incômodos e você possa desfrutar o melhor da estação, a melhor maneira é caprichar em um bom repelente.
Dr. Juliano Scaliante Barreto, dermatologista que atua no Hospital Dia Rede Hora Certa M’Boi Mirim I, tira algumas dúvidas sobre o uso de repelentes e a forma correta de aplicação do produto.
1) O repelente é um dos meios mais eficazes para combater o mosquito da dengue?
O repelente não combate o mosquito, apenas o afasta da pele. Para combatê-lo é preciso interferir no ciclo de vida do Aedes Egypiti, eliminando, ao máximo, locais com água parada como pneus, vasilhas e caixas d’água sem tampa.
2) Como deve ser aplicado no corpo? Há uma distância correta, por exemplo? Quantas vezes pode ser aplicado durante o dia?
O repelente deve ser aplicado apenas em áreas do corpo que fiquem expostas, ou seja, não é necessário aplicar nos locais em que a roupa cobre. Não aplicar o produto próximo dos olhos, nariz e boca e, em crianças, evitar aplicar nas mãos, para que elas não passem sem querer nesses locais. As mãos devem ser lavadas após cada aplicação. Vale lembrar que o repelente só pode ser aplicado no máximo 3x ao dia, para evitar intoxicação, e o tempo de duração do produto pode variar entre 4 a 10 horas no corpo, dependendo da marca escolhida.
3) Qualquer pessoa pode aplicar repelente ou há contraindicação? E para crianças? Qual a recomendação?
Crianças até 06 meses de idade não podem usar repelentes. Existem repelentes mais seguros e indicados para faixas etárias de 6 meses a 2 anos; 2 anos a 7 anos; 7 anos em diante e gestantes, consulte um dermatologista para saber qual o mais adequado e seguro.
4) Quais as diferenças entre os tipos de repelentes?
A diferença está na formulação e na concentração das substâncias. Dependendo da substância e da concentração muda a indicação de faixa etária do produto.
5) A pele deve ser lavada antes de dormir para retirar o repelente?
Sempre. A pele deve sempre ser lavada antes de dormir. O ideal é tomar banho antes de dormir. Qualquer reação ou duvida procure o quanto antes um médico dermatologista.
Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!