Aguarde...
26 de Junho de 2023
O Instituto CEJAM, braço socioambiental do CEJAM, participou de mais uma edição do Circuito das Estações, reunindo mais de 500 pessoas na Praça Charles Miller, localizada no Pacaembu, no último domingo (25).
A ação teve como objetivo promover qualidade de vida para colaboradores, pacientes, voluntários, membros do conselho gestor e parceiros da organização, incentivando a prática de atividades físicas no maior circuito de corridas e caminhadas da América Latina.
"A participação no circuito das estações é um marco, pois, além de estimular um estilo de vida saudável, reúne representantes de todo o universo CEJAM, composto pela gestão de mais de 15 municípios. É também uma oportunidade de trocas entre todos", afirma Aline Andrade Costa, supervisora de Responsabilidade Social do Instituto CEJAM.
O estímulo é realizado por meio do programa "Vitalidade" do Instituto, que trabalha em três frentes de atuação: qualidade de vida, incentivo à cultura e educação em saúde. Com isso, a iniciativa tem contribuído para o bem-estar, integração e reconhecimento de todo o time CEJAM.
"Sem dúvida, hoje foi mais um dia muito importante para nós. Em nossas três décadas de trabalho, seguimos uma sequência de sucessos e inovações, cumprindo nossa missão de transformar a vida das pessoas", reforça João Romano, gerente executivo da organização social.
Assim, durante toda a manhã, o público pôde percorrer provas de 5 km, 10 km e 15 km e contar com todo o auxílio necessário para obter um melhor desempenho nas trajetórias, incluindo acesso a uma tenda organizada pela instituição. Alguns dos benefícios oferecidos foram o fornecimento de água, alimentação e orientação de profissionais especializados.
"As corridas servem como gatilho para muitos sedentários começarem a praticar exercícios físicos. Ela tem o poder de impactar a saúde de forma abrangente, uma vez que os estímulos gerados resultam em adaptações relevantes para a saúde mental e emocional", destaca Washington de Souza, educador físico da UBS Jardim Comercial, gerenciada pelo CEJAM.
Além dos percursos, os participantes contaram com auxílio para aquecimento e desaquecimento, bem como orientações para prevenir possíveis complicações. "Um bom trabalho de mobilidade articular, aquecimento e desaquecimento auxiliam na redução de lesões, uma vez que a musculatura, articulações e fluxo sanguíneo se ajustam para a atividade física", complementa Larissa Oliveira Ribeiro, também profissional de educação física da UBS Alto da Riviera.
O “Circuito das Estações de 2023” marca o retorno do CEJAM ao evento após a pandemia de Covid-19. "Essa é a segunda vez que participo. Antes desta oportunidade, eu havia participado da edição realizada antes da pandemia. Então, para mim, hoje é um recomeço de algo que adoro fazer, que é correr", declara Ilades Pagan, coordenadora administrativa da Central de Agendamentos de Mogi das Cruzes.
O conselheiro José Geraldo Araújo, que atua no CAPS Álcool e Drogas III Jd. Ângela, CAPS Infantojuvenil II M' Boi Mirim e supervisão técnica de saúde da região, por sua vez, estreou sua participação neste segundo encontro: "Estou aqui porque o evento colabora com a saúde e porque ele ajuda a manter essa interatividade. É uma oportunidade para rever todos os amigos".
O momento contou ainda com a participação de pacientes de diferentes unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM. José Arteiro de Oliveira, 69, que recebe cuidados pela UBS Jardim Macedônia, é um deles.
"Comecei a praticar caminhada incentivado pela nutricionista que me atende. Cheguei com muitas dores e ela foi uma das funcionárias que passaram a me ajudar durante o tratamento. Hoje, estou aqui a convite dela e fizemos o circuito juntos. Gostei muito e já tenho planos de participar da próxima edição", afirma.
Juarez Pereira de Santana, representante da comunidade onde está localizada o Hospital Dia M’Boi Mirim I, gerenciado pelo CEJAM, também fez questão de marcar presença. "Sempre participo de corridas. Tenho 73 anos e vim aqui fazer a minha parte", reforça.
Para completar o calendário de ações anuais, ainda ocorrerão as edições de Primavera e Verão da corrida, nos dias 03 de setembro e 17 de dezembro, respectivamente. O objetivo do Instituto CEJAM é alcançar ainda mais pessoas e continuar promovendo prevenção e assistência à saúde para todos.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!