Aguarde...
09 de Junho de 2020
O Pronto Atendimento e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Macedônia, gerenciados pelo CEJAM, realizaram a exposição Olhos que Sorriem com o objetivo de enaltecer, através de fotografias, a importância dos profissionais de saúde que mantêm o comprometimento e a humanização durante o atual momento de pandemia.
A proposta surgiu como alternativa de cuidado e olhar para os trabalhadores, promovendo visibilidade e protagonismo. Ao mesmo tempo, reforçou, por meio do olhar, a necessidade humana básica de ver o outro e ser visto, o que torna mais efetivo os vínculos e promove transformações.
O conceito de afetividade também foi trabalhado na ação. “Estamos vivendo um período de ressignificação do contato e trocas afetivas. Acostumados a nos reunir e abraçar para demonstrar, agora somos convidados a perceber e ofertar afeto de outras formas, uma delas é o olhar, que sempre disse muito, mas hoje está sendo mais ouvido”, destacou Natália Schubert, psicóloga do CEJAM.
A exposição contou com musicoterapia como elemento da ação. Os profissionais puderam se ver e ver seus colegas, percebendo assim o sorriso nos olhos e detalhes das fotografias enquanto entravam em contato com seus sentimentos, vivenciando, mesmo que momentaneamente, uma outra perspectiva de estar naquele espaço.
Para a psicóloga, o retorno dos profissionais veio em forma de agradecimento e reflexão. “Sentiram-se cuidados e vistos, sentimentos fundamentais, não só para a continuidade de seu trabalho, mas, principalmente, para alimentar o lugar de humanidade. Falamos muito sobre o heroísmo e a importância do profissional da saúde, mas é preciso pensar o quanto fornecemos de cuidado, escuta e olhar para quem cuida. Não cuidamos efetivamente quando não nos sentimos cuidados”, afirmou.
“A ação fez a diferença no ambiente de trabalho, tornando-o mais harmônico. A imagem de cada um foi pura emoção. As lágrimas foram de alegria e satisfação. O serviço social contribuiu com a música, que descontraiu e trouxe leveza”, ressaltou Eli das Dores de Paula Cassari, assistente social do PA.
A iniciativa teve o apoio voluntário dos fotógrafos: Sheila Santos e Felipe Monorov, que estiveram na unidade durante os plantões diurno e noturno para realizarem a captação de imagens.
Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!