Aguarde...

09 de Janeiro de 2017

PAVS CEJAM: promovendo ações ambientais e prevenção de doenças

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) desenvolve projetos que favorecem a educação ambiental, promoção de saúde e prevenção de doenças, atuando junto aos profissionais da Estratégia Saúde da Família apoiados por agentes de promoção ambiental (APA).

Incorporado na ESF, o programa faz a gestão dos projetos socioambientais nas 31 Unidades da zona sul sob gestão do CEJAM, fornecendo subsídios técnicos para o desenvolvimento de projetos socioambientais norteados pelos eixos temáticos: Horta e Alimentação Saudável; Biodiversidade e Arborização; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública); Revitalização de Espaços Públicos; Cultura e Comunicação e Água, Ar e Solo.

“O PAVS CEJAM atualmente conta com mais de 100 projetos socioambientais no território graças ao engajamento principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Promoção Ambiental. Sem dúvida nenhuma tem atingido seu papel de inovação e rearticulação intersetorial na Estratégia Saúde da Família, com mais de 40 instituições parceiras e uma rede multidisciplinar comprometida com a promoção da saúde”, explica Everton Tumilheiro, gestor local do PAVS.

O programa incentivando a sociedade através da abordagem das questões ambientais a construir uma mudança de realidade como processo de consolidação para uma vida mais saudável preservando o meio ambiente. Por meio do fortalecimento de ações de intersetorialidade e interdisciplinaridade no âmbito da ESF, contribui para a redução dos impactos ambientais.

Baseados nos eixos temáticos, são elaborados projetos que tenham como foco o  incentivo ao cultivo de hortas dentro das unidades de saúde e no  território; o estímulo à alimentação saudável; o fomento às atividades culturais e cultura de paz; a prática de construção de espaços saudáveis e sustentáveis;  a preservação  dos recursos naturais, a minimização dos impactos causados pela gestão inadequado dos resíduos, além do convívio  saudável com animais e zoonoses, constituindo uma prática que contribui para o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores e usuários.

Em 2016, as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus também entraram nas ações promovidas pelo PAVS. Foram realizados trabalhos de conscientização, intervenções em espaços públicos, além de orientações sobre a armazenagem correta de água de chuva para fins não potáveis como medida de prevenção.

Outro trabalho de destaque foi o Projeto Amigo Pet Coimbra com o objetivo de contribuir para minimização de práticas de abandono de animais domésticos. Além de orientações, apresentações e exposições que visavam à sensibilização da população sobre posse responsável destes animais, ocorreu a vacinação e castração gratuita de cães e gatos.

Em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, o programa também conta com o projeto Devolva-me, que incentiva e divulga o descarte correto de pilhas e baterias usadas, medicamentos vencidos, radiografias em desuso e óleo de cozinha residual, disponibilizando coletores específicos para a população.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.