Aguarde...

28 de Dezembro de 2015

Programa Acompanhante de Idosos (PAI) integra saúde e socialização no Jardim Vera Cruz

No Jardim Bandeirante, o caminho percorrido pelos agentes do Programa Acompanhante de Idosos – PAI não lembra nem de longe as movimentadas ruas do Jardim Ângela. Nesta região isolada do M’ Boi Mirim, Fábio e Pedro andam por ruas de terra, cercadas de verde até chegar à próxima visita.

Sr. Jorge Paladino recebe as visitas dos agentes do PAI há oito meses. Mesmo com uma personalidade mais reservada, ele fala com alegria de sua rotina desde que passou a participar do Programa. “Antigamente eu ficava sozinho e adoentado. Agora tenho alguém para conversar, para ajudar. Meu dia melhorou 100%”, conta sorridente.

O Programa Acompanhante de Idosos, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de desenvolver ações de cuidado domiciliar e apoio para idosos em vulnerabilidade social e dificuldades de mobilidade. Busca reforçar a autonomia e a qualidade de vida e chegou à região em 2013, com a inauguração da UBS Integral Vera Cruz. A equipe PAI é formada por uma assistente social e 12 agentes, que trabalham em parceria com a Estratégia Saúde da Família.

“Hoje atendemos 150 pacientes, com algum tipo de dependência, trabalhando com foco na autonomia do idoso. Muitas coisas precisam ser aperfeiçoadas, mas os benefícios trazidos pelo Programa são muitos”, conta a assistente social responsável pelo PAI, Sandra Lia de Almeida.

Além das visitas, todas as sextas-feiras são realizados grupos terapêuticos, educativos e eventos de socialização. Uma vez por mês, as reuniões acontecem com a participação das famílias. “Já tivemos casos onde os idosos choram porque não se lembram da data do próprio aniversário”, completa a profissional.

Com a tarefa de acompanhar 15 pacientes semanalmente, os agentes do PAI destacam a importância do vínculo e os usuários atendidos. “Nós os orientamos em relação à medicação, levamos às consultas e sempre tentamos estimular que o idoso realize suas atividades”, conta o agente Fábio Roberto Albertin. “Aqui o acesso é muito difícil. Nós realmente auxiliamos em diversos momentos, desde uma compra, até a visita anual ao INSS. Antes do Programa, muitos pagavam cerca de 150 reais para serem levados até lá”, completa o agente Pedro Henrique Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO