Aguarde...

20 de Outubro de 2015

Região Sul de São Paulo celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ganham pernas por meio do trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São eles que percorrem, diariamente, as ruas e bairros da cidade e chegam até a casa dos usuários. Em 4 de outubro foi celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Por conta disto, as Unidades de Saúde da região sul prepararam atividades para comemorar a data e valorizar a dedicação desses profissionais. 

Terezinha Leite Oliveira Salgado é ACS há quatorze anos e atua na UBS/AMA Integrada Jardim Alfredo, em M’Boi Mirim. Antes da atual profissão ela foi professora por muitos anos. Hoje, mesmo estando aposentada, faz questão de continuar trabalhando na área da saúde. Amo demais o que faço! Procuro dar o máximo de mim para colaborar com os usuários da região em que atuo”, diz Terezinha. 

Para retratar o dia-a-dia da sua profissão e homenagear os colegas, a agente escreveu o Hino do ACS”. A música é o retrato do que vivemos e mostra que todos nós estamos empenhados para que os serviços de saúde cheguem a todos que necessitam”, afirma Terezinha. 

UBS do Campo Limpo celebram a data 

Na UBS Jardim Magdalena (Campo Limpo) a data foi comemorada com um café da manhã especial para os 30 agentes que atuam na Estratégia de Saúde da Família. O encontro dos profissionais também serviu para traçar metas, discutir ideias e esclarecer questões da categoria.

No dia 2 de outubro o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da UBS Jardim Valquíria (Campo Limpo), organizou um passeio ao Parque Guarapiranga para celebrar. No local, que fica próximo à  represa do Guarapiranga, houve sensibilização sobre a importância de preservar o meio ambiente. O passeio também contou com uma caminhada pela trilha do parque e com uma homenagem aos ACS. 

O elo entre a unidade e a população

A UBS Integral Vera Cruz, em M’Boi Mirim, realizou sua comemoração no dia 2 de outubro. Primeiro os ACSs e Acompanhantes de Idosos (ACI) participaram de um café comunitário. Depois, os profissionais embarcaram em um ônibus cedido pela SPTrans, por solicitação do Conselho Gestor da Unidade, com destino ao Parque do Ibirapuera. 

O passeio foi acompanhado pela gerente Alexandra Marques, pela assistente social Daniela Giovanna, pela psicóloga Memoara Prandi e pelo educador físico da unidade Genivaldo Rodrigues. No parque foram realizadas dinâmicas, atividades de esporte e lazer e roda de conversa com o tema O que é ser ACS?”. Os profissionais também aproveitaram a ocasião para abrirem a Cápsula do tempo” que continha cartas que os ACS escreveram para si mesmos há um ano. Depois, houve um piquenique. 

Voltando à  unidade, os ACS e ACI foram recebidos com uma festa. Nesse momento, conselheiros gestores, profissionais da saúde e usuários deram um depoimento sobre a importância desses profissionais para a saúde. Vocês são o elo entre a unidade e a população. Não há unidade sem ACS”, disse o médico da UBS, Júlio Neto. Por fim, foi entregue uma lembrança aos agentes.

A profissão

Em 10 de julho de 2002 foi criada a profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) pela Lei nº10.507. Suas principais funções são promoção e prevenção à  saúde, realizar visitas domiciliares, assistir famílias moradoras da sua área de atuação, participar de palestras e auxiliar com orientações. 

HINO DO ACS

Nós somos da saúde, os vigilantes ACS’s do Brasil
Destemidos seguiremos confiantes,
Pelas ruas, praças e lugares mil.
Na bagagem levaremos esperanças,
De melhores dias que virão,
Para jovens, para idosos e crianças,
Para todos os brasileiros meus irmãos!

Refrão 
Eia avante, companheiros 
A bandeira da saúde empunharemos,
E nada e ninguém nos deterá
E a saúde do Brasil renascera.

Do nascer, até o sol poente,
Os nossos passos se ouvirá;
Pelos caminhos ficarão nossas sementes,
De persistência, trabalho, amor e paz.

Refrão 
Eia avante, companheiros 
A bandeira da saúde empunharemos,
E nada e ninguém nos deterá
E a saúde do Brasil renascera.
Saúde, Brasil!!!

Fonte: William Amorim - Comunicação da CRSSUL

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO