Aguarde...

05 de Outubro de 2015

Saúde em Movimento vai ao extremo da zona Sul

Dando prosseguimento ao Saúde em Movimento, o secretário Alexandre Padilha visitou, na manhã deste sábado (3), o extremo Sul de São Paulo. Em Parelheiros, vistoriou obras da Unidade Básica de Saúde Recanto Campo Belo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parelheiros. Em Campo Limpo, percorreu as instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS-AD Campo Limpo e foi à AMA Especialidades Jardim Pirajussara, que até 2016 será transformada no Hospital da Rede Hora Certa Parelheiros. “A Prefeitura está oferecendo mais saúde à cidade, fazendo com que a população possa fazer mais exames, cirurgias e diminuir o tempo de espera”, afirmou Padilha.

Padilha chegou às obras do novo prédio da UBS Recanto Campo Belo por volta das 9h. Esteve acompanhado, entre outros, por José de Filippi Jr.- que atualmente atua na Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) – e Tania Zogbi Sahyoun, da supervisora de saúde de Parelheiros. As obras da unidade estão a pleno vapor e devem estar concluídas no próximo mês.

Hoje a UBS atua no modelo Estratégia Saúde da Família, com seis equipes, e está localizada em um imóvel alugado na Avenida Sadamu Inoue, 2.666, no bairro Recanto Campo Belo. Além de ser antigo, o atual imóvel é pequeno para o número de funcionários.

‘Grande ganho para a população’

Segundo Carla Del Debbio Calabresi, gerente da unidade, as mudanças serão muito positivas. “A gente está hoje em um espaço muito pequeno para o número de equipes que temos. A mudança para esta unidade nova vai ser um grande ganho para a população, que precisa de qualidade de atendimento melhor”, afirmou.

O novo imóvel, localizado na Rua Virginia Modesto, 800, que também é alugado, está sendo construído pelo proprietário para atender todas as demandas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incluindo as questões da acessibilidade. O prédio é novo, amplo, conta com nove consultórios além de salas para saúde bucal, curativos, sala de reunião para as agentes comunitárias de saúde (ACS).

“Hoje temos seis equipes e o espaço não contempla. A gente não tem uma sala para o ACS poder fazer seu trabalho administrativo, a gente está num espaço pequeno, com uma recepção apertada. Temos uma população muito grande (18 mil pessoas na área de abrangência da unidade) que precisa de um espaço como este”, completou a gerente.

A expectativa da comunidade local é compartilhada por Jéssica Mamede, ex-balconista de padaria e há quatro anos se tornou ACS. “Ir para a unidade maior vai ser maravilhoso, vai ser muito bom trabalhar. A gente vai conseguir dar um atendimento e um ambiente melhor para o paciente. Todo dia a população pergunta: ‘E a unidade nova?’. A população está muito feliz”, afirma Jéssica.

UPA Parelheiros

Na sequência do Saúde em Movimento, que contou também com a presença da supervisora de saúde de Parelheiros Ana Paula Lima Orlando e de outras autoridades, foi vistoriada a obra da UPA Parelheiros, na Avenida Sadamu Inoue, 5.252 - ao lado da sede da subprefeitura – e está em fase de fundação.

A UPA de Parelheiros será tipo 3 e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo resolver grande parte das urgências e emergências de saúde além de reduzir a demanda nos hospitais da zona Sul.

“A chegada da UPA Parelheiros vai ser um ganho importante para a população, pois esta é uma região que fica muito afastada do centro. Além da distância, Parelheiros tem boa parte do seu território em área rural e apresenta alguns indicadores que nos preocupam, como a alta vulnerabilidade social. Então, todo investimento, principalmente de saúde, é de suma relevância”, afirmou Tania Zogbi.

A obra começou em 30 de abril de 2015 e tem previsão de ser concluída em abril de 2016, com custo de R$ 5,784 milhões. O Plano de Metas do município prevê a entrega de 25 UPAS até dezembro de 2016.

‘Aqui todos me tratam muito bem’

No CAPS-AD-III Campo Limpo Padilha visitou as instalações, conversou com pacientes e ouviu funcionários. Inaugurada em julho de 2014, a unidade conta hoje com equipe multidisciplinar, 56 profissionais capacitados a realizar cuidados referentes à demanda de álcool e drogas. Entre eles o CAPS-AD-III Campo Limpo oferece psiquiatras, psicólogos, clínicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e redutores de danos. A unidade funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive durante os feriados.

O pedreiro Edson Magalhães, de 46 anos, é um dos 1.300 pacientes atendidos no local. Casado, pai de uma filha pequena e dependente de álcool, ele aponta o acolhimento recebido no CAPS como um dos motivos para que esteja se reintegrando á família. “Aqui todos me tratam muito bem, psicólogos, enfermeiras, todos. Mas uma das coisas que mais me deixa feliz é cuidar de nossa horta”, afirmou o pedreiro.

Hospital Dia da Rede Hora Certa

A visita à zona Sul feita à Assistência Médica Ambulatorial Especialidades (AMA-E) Jardim Pirajussara – que será transformada no Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo - se encerrou com a inspeção dos últimos detalhes de acabamento. Atualmente a AMA oferece exames de apoio diagnóstico como eletrocardiograma, ultrassonografia, ecocardiograma, MAPA, holter, teste ergométrico, Dopller e EEG. Já o Hospital Dia da Rede Hora Certa, além desses exames, oferecerá endoscopia, colonoscopia, densitometria óssea, raio-X, fundoscpoia e tonometria.

No tocante às especialidades cirúrgicas, enquanto a AMA oferece procedimentos dermatológicos, a Rede Hora Certa fará também pequenas cirurgias, cirurgia vascular, proctologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

As vantagens Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo sobre a AMA especialidades não param por aí. Enquanto a AMA oferece especialidades como cardiologia, neurologia, endocrinologia, urologia, ortopedia, angiologia, dermatologia, oftalmologia e reumatologia, a Rede Hora Certa também oferecerá ao munícipe cirurgia geral, anestesiologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, proctologia, mastologia, ginecologia, pneumologia e hermatologia.

Uma das usuárias mais animadas com a chegada do Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo é a secretária Ruth Franca, que se diz bem atendida na AMA. “Hoje, o que tenho aqui é um atendimento melhor do que o de um plano de saúde privado. Quando chegar a Rede Hora Certa, penso que esse novo tipo de serviço será uma revolução de qualidade para nossa região”, afirmou Ruth.

Padilha avaliou a antecipação da entrega de novas unidades como uma vitória do esforço conjugado entre SMS e Prefeitura. “Nós tivemos obras que estavam programadas só para dezembro, e conseguimos antecipara a entrega para novembro nesta visita à UBS Recanto Campo Belo. Vamos acelerar a execução da obra da UPA 24 horas de Parelheiros. As unidades do Hospital Dia da Rede Hora serão o coração da ampliação de cirurgia na cidade de São Paulo. Aqui, nesta visita final, estamos vendo a obra pronta da Rede Hora Certa de Campo Limpo, agora é preparar os equipamentos e contratar as equipes. A gente quer levar mais atendimento, em tempo mais rápido, reduzindo o tempo de espera aqui para toda a zona Sul”, afirmou o secretário.

Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO