Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

04 de Dezembro de 2024

Seminário promove reflexões sobre avanços na neonatologia e cuidados na prematuridade

No dia 27 de novembro, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, no Rio de Janeiro, promoveu o 1º Seminário de Sensibilização à Prematuridade. O evento ressaltou a importância de uma abordagem centrada na humanização e na adoção de práticas mais eficazes. Durante os debates, especialistas refletiram sobre os avanços da Neonatologia e as melhorias nos cuidados prestados aos recém-nascidos prematuros, com o objetivo de alcançar melhores resultados e garantir um atendimento de qualidade.

O seminário teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e reuniu equipes multiprofissionais representantes das 13 maternidades da rede pública carioca, incluindo o Mariska Ribeiro, localizado na Zona Oeste, além de especialistas na área, acadêmicos, lideranças da SMS Rio, da executiva do CEJAM e das unidades, que lotaram o auditório da Universidade Castelo Branco, em Realengo.

Os palestrantes convidados compartilharam conhecimentos e práticas eficientes nos cuidados com os prematuros. Para os especialistas, a Neonatologia avançou, e falar hoje de prematuridade vai além dos esforços pela sobrevida: é também garantir qualidade de vida para os bebês, com equipe preparada, assistência humanizada e estrutura adequada aos cuidados especiais dos prematuros.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, um em cada dez nascimentos ocorre antes das 37 semanas de gestação.

“Sabemos que são muitos os desafios, mas temos que nos orgulhar do grande passo que a Neonatologia deu ao longo de 50 anos. Hoje, a chance de sobrevida de um recém-nascido prematuro é de 95%”, lembrou o médico pediatra Mario Santoro Junior, gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM, que, com mais de meio século de experiência, revisitou a história da Neonatologia no Brasil.

Na sequência, as palestras trataram sobre o cuidado diferencial ao prematuro extremo, com práticas que proporcionem o máximo de conforto para os bebês (Caroline Pavlu Matioli Moraes, enfermeira neonatologista/perinatal); a retinopatia da prematuridade e o impacto no cuidado de qualidade na detecção precoce do risco de cegueira (Viviane Maria Rodrigues Lanzelotte Lopes, oftalmologista pediátrica/SMS Rio); e o neuromonitoramento em UTI Neonatal, com uso de tecnologia avançada na antecipação de diagnósticos (Gabriel Varianne, neonatologista /PBSF).

“Oportunidades para reflexões sobre o que podemos fazer para melhorar nossas práticas diárias reforçam nossa responsabilidade na transformação da realidade da prematuridade, com cuidados dignos e de qualidade para todos os bebês e seus familiares”, afirmou a diretora-geral do Mariska Ribeiro, Vivian Folly.

“Estamos empenhados em qualificar os profissionais de toda a rede municipal para valorizar o cuidado desenvolvimental dos prematuros (estratégias para desenvolvimento global, adequado e humanizado)”, destacou o superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da SMS Rio, Márcio Luís Ferreira.

O seminário contou com a participação de lideranças do CEJAM, representado pelo gerente executivo, João Romano, a assessora técnica da Diretoria do CEGISS, a médica Maria da Glória Zenha Wieliczka, e a coordenadora-geral da Maternidade Segura Humanizada, Dra. Anatália Basile. A SMS Rio esteve representada pelo superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luís Ferreira, e pela coordenadora geral de Emergência da Área Programática 5.1, Eneida Reis.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Maternidade Segura Hospital da Mulher Mariska Ribeiro Hospital da Mulher Atenção Hospitalar Atenção Terciária AH Hospital Maternidade Maternidade

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.