Aguarde...
04 de Dezembro de 2024
No dia 27 de novembro, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, no Rio de Janeiro, promoveu o 1º Seminário de Sensibilização à Prematuridade. O evento ressaltou a importância de uma abordagem centrada na humanização e na adoção de práticas mais eficazes. Durante os debates, especialistas refletiram sobre os avanços da Neonatologia e as melhorias nos cuidados prestados aos recém-nascidos prematuros, com o objetivo de alcançar melhores resultados e garantir um atendimento de qualidade.
O seminário teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e reuniu equipes multiprofissionais representantes das 13 maternidades da rede pública carioca, incluindo o Mariska Ribeiro, localizado na Zona Oeste, além de especialistas na área, acadêmicos, lideranças da SMS Rio, da executiva do CEJAM e das unidades, que lotaram o auditório da Universidade Castelo Branco, em Realengo.
Os palestrantes convidados compartilharam conhecimentos e práticas eficientes nos cuidados com os prematuros. Para os especialistas, a Neonatologia avançou, e falar hoje de prematuridade vai além dos esforços pela sobrevida: é também garantir qualidade de vida para os bebês, com equipe preparada, assistência humanizada e estrutura adequada aos cuidados especiais dos prematuros.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, um em cada dez nascimentos ocorre antes das 37 semanas de gestação.
“Sabemos que são muitos os desafios, mas temos que nos orgulhar do grande passo que a Neonatologia deu ao longo de 50 anos. Hoje, a chance de sobrevida de um recém-nascido prematuro é de 95%”, lembrou o médico pediatra Mario Santoro Junior, gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM, que, com mais de meio século de experiência, revisitou a história da Neonatologia no Brasil.
Na sequência, as palestras trataram sobre o cuidado diferencial ao prematuro extremo, com práticas que proporcionem o máximo de conforto para os bebês (Caroline Pavlu Matioli Moraes, enfermeira neonatologista/perinatal); a retinopatia da prematuridade e o impacto no cuidado de qualidade na detecção precoce do risco de cegueira (Viviane Maria Rodrigues Lanzelotte Lopes, oftalmologista pediátrica/SMS Rio); e o neuromonitoramento em UTI Neonatal, com uso de tecnologia avançada na antecipação de diagnósticos (Gabriel Varianne, neonatologista /PBSF).
“Oportunidades para reflexões sobre o que podemos fazer para melhorar nossas práticas diárias reforçam nossa responsabilidade na transformação da realidade da prematuridade, com cuidados dignos e de qualidade para todos os bebês e seus familiares”, afirmou a diretora-geral do Mariska Ribeiro, Vivian Folly.
“Estamos empenhados em qualificar os profissionais de toda a rede municipal para valorizar o cuidado desenvolvimental dos prematuros (estratégias para desenvolvimento global, adequado e humanizado)”, destacou o superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da SMS Rio, Márcio Luís Ferreira.
O seminário contou com a participação de lideranças do CEJAM, representado pelo gerente executivo, João Romano, a assessora técnica da Diretoria do CEGISS, a médica Maria da Glória Zenha Wieliczka, e a coordenadora-geral da Maternidade Segura Humanizada, Dra. Anatália Basile. A SMS Rio esteve representada pelo superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luís Ferreira, e pela coordenadora geral de Emergência da Área Programática 5.1, Eneida Reis.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!