Aguarde...

26 de Abril de 2017

Unidades de Saúde promovem ações de prevenção no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado nesta quarta-feira (26/04), as Unidades de Saúde CEJAM promoveram uma série de ações com o objetivo de divulgar formas de prevenir e diagnosticar precocemente novos casos da doença, que vem crescendo no país.

A UBS Jardim São Bento realizou sua tradicional caminhada de incentivo à atividade física, às 7h da manhã e aproveitou a presença do grupo para falar sobre a doença. “Hoje além dos exercícios, fizemos uma palestra sobre hipertensão arterial com a participação de uma equipe multiprofissional”, conta a educadora física Karol Adorno.

Já os profissionais da AMA Jardim Ângela e da UBS Jardim Caiçara ofereceram orientações aos usuários que aguardavam atendimento, com o intuito de sensibilizar o público e incentivar a busca por hipertensos.

A UBS Jardim Santa Margarida promoveu um encontro entre os idosos que frequentam a Unidade para uma manhã voltada à importância dos hábitos alimentares saudáveis e do acompanhamento médico. 

Aproveitando os grupos que já acontecem na Unidade, colaboradores da UBS Jardim Magdalena realizaram a aferição de pressão arterial dos participantes e orientaram a todos sobre os fatores de risco para a doença, como o fumo e o sedentarismo.

Em Mogi das Cruzes
As Unidades de ESF de Mogi das Cruzes aderiram à ação. Nesta quarta-feira (26/04), a  Jardim Aeroporto II promoveu uma palestra educativa sobre hipertensão, prevenção, diagnóstico e dicas de alimentação saudável.

Na quinta-feira (27/04), a USF Jardim Layr reuniu a comunidade para uma palestra sobre o assunto, além de realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia o dia inteiro. No PACS Nova Jundiapeba e na USF Jardim Piatã, os grupos educativos e palestras acontecem até sexta-feira (28/04).

A hipertensão no Brasil
A hipertensão é uma doença silenciosa que pode afetar qualquer pessoa. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país e que acaba de ser divulgada, revelou que o número de pessoas com hipertensão cresceu 14,2% em 10 anos - passou de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

*Foto: Grupo de Caminhada da UBS São Bento

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.