Aguarde...

22 de Dezembro de 2015

Núcleo de Prevenção à  Violência da UBS Luar do Sertão realiza palestras sobre o tema

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população e os profissionais da Unidade sobre a questão da violência, a equipe do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) da UBS Luar do Sertão montou uma sala interativa, onde os participantes puderam sentir e perceber situações de violência.

Na “Sala da Quebra do Silêncio”, como foi intitulado o espaço, cada visitante era levado à reflexão a partir da audição, visão e olfato, sentidos que eram aguçados a partir da utilização de alguns recursos. Em média, 130 pessoas visitaram o espaço e destas, 111 avaliaram por escrito, de forma muito positiva, o projeto e todo o trabalho realizado.

Quem aguardava atendimento na sala de espera da recepção também assistiu a breves palestras, com destaque para o tema""""Álcool, seus efeitos e prejuízos"""", dando enfoque às questões ligadas à violência e a importância de não se calar diante de situações da mesma.

“Infelizmente a violência é algo muito presente em nossa sociedade. Tão presente que, não raro, algumas situações não são percebidas como violência de tão comuns e frequentes e passam a ser vistas como algo ‘normal’. Algumas vítimas não se percebem agredidas e cidadãos que presenciam alguma situação, principalmente entre casais, não interferem a favor da vítima, preferindo a omissão”, afirma a gerente da Unidade, Ana Paula Tavares.

Existem diversos tipos de violência, além da agressão física: violência verbal, psicológica, patrimonial, sexual, moral, entre outras. Uma em cada três mulheres sofre ou já sofreu algum destes tipos de violência. Por isso existem alguns serviços de apoio às vítimas, que interrompem o ciclo de violência em até no máximo 24h após a denúncia e, se necessário, retiram a vítima do local se houver o risco de reincidência.

“Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. É importante que a vítima vença o medo e quebre o silêncio, utilizando canais como o NPV e o Disque 100”, finaliza Ana Paula. 

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você !
O CEJAM quer ouvir você !
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate o DPO do CEJAM
Fale com nosso
Encarregado de Proteção de Dados-DPO
Clique abaixo para
Enviar um e-mail: DPO