Aguarde...
INSTITUTO CEJAM
O Instituto CEJAM, idealizado pelo Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memoriam) em fevereiro de 2010, é um braço de atuação do CEJAM responsável por desenvolver, coordenar e orientar ações, projetos e campanhas socioambientais e de promoção à saúde, nas unidades de saúde gerenciadas pela organização e comunidades em torno.
É responsável por operacionalizar o cumprimento das metas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável, através de ações desenvolvidas por programas que estão divididos em dois eixos: Responsabilidade Social e Ambiental.
Programas de Responsabilidade Social:
CEJAM Mulher: atenção integral à saúde da mulher;
CEJAM Conecta: Programa de educação e capacitação profissional;
CEJAM Vitalidade: Programa de promoção à cultura e qualidade de vida;
CEJAM Solidário: Campanhas de assistência;
Voluntariado CEJAM: Engajamento e mobilização social.
Programas de Responsabilidade Ambiental:
Gerenciamento Ambiental: Área norteadora do pilar ambiental da sustentabilidade institucional;
CEJAM Muda: Programa de promoção e valorização de áreas verdes;
CEJAM Recicla: Programa de incentivo a circularidade de resíduos;
PAVS: Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerido pelo CEJAM nos distritos de Jardim Ângela e Capão Redondo, que fomenta a responsabilidade socioambiental nos serviços de saúde.
O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) realiza atendimento ambulatorial por meio de uma equipe multidisciplinar localizada na sede administrativa do CEJAM.
O projeto atua em parceria com a Secretaria de Saúde do município de São Paulo, focando na contracepção reversível de Longa Ação (LARCs): Dispositivo Intrauterino de Cobre TCU 380A, Sistema Liberador de Levonorgestrel 52 mg e 19,5mg e Implante Hormonal Subdérmico - Implanon. Assim como no rastreamento do câncer de colo útero através da Colpocitologia Oncótica.
O projeto foi reestruturado em 2019 para contribuir com o enfrentamento de barreiras organizacionais e individuais, e em fortalecimento às ações de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR) que é uma das prioridades da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM). O programa, por meio do Ambulatório Saúde da Mulher CEJAM, passou a ser também um centro de capacitação de Inserção de LARCs para médicos e de DIU de Cobre para enfermeiros, a fim de facilitar o acesso da mulher aos contraceptivos. Dessa maneira, com a capacitação dos médicos da Atenção Primária, a mulher que estiver dentro dos critérios de elegibilidade para o método pode inseri-lo na UBS próxima à sua casa.
Com bons resultados alcançados pelo programa e com a necessidade de aumentar a expertise dos profissionais da Atenção Primária em relação aos LARCs e melhorar o acesso da mulher aos métodos contraceptivos, em 2024, seguindo o mesmo modelo já existente, o programa ampliou a oferta do Implante Hormonal Subdérmico e incluiu o SIU de levonorgestrel de 19,5 mg ao rol de procedimentos da unidade.
O atual modelo abrange os LARCs em sua totalidade de maneira que a mulher possa escolher e planejar a maternidade, segundo os critérios de indicação do município de São Paulo para os métodos, contribuindo para a diminuição da gestação não intencional.
As ações realizadas pelo Instituto CEJAM contam com importantes formas de contribuições de pessoas jurídicas e pessoas físicas que, pontualmente ou mensalmente, realizam doações que fortalecem a construção da cidadania de crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiadas por nossos programas, projetos e campanhas sociais.
Veja como você também pode contribuir.
DOAÇÕES DE ALIMENTOS
Doações de alimentos não perecíveis ou de cestas básicas. Os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade contido nas embalagens, os mesmos são destinados à população em vulnerabilidade social das regiões de atuação do CEJAM.
DOAÇÕES DE MATERIAIS
Brinquedos, livros, materiais escolares, materiais para artesanato ou materiais de escritório. Todos os materiais recebidos são distribuídos para oficinas de artesanato que são desenvolvidas com as comunidades nos serviços de saúde ou projetos sob gestão do CEJAM (CAPS, UBS, PAVS, outros).
EQUIPAMENTOS DE AUXÍLIO À MOBILIDADE
Cadeiras de rodas, cadeiras de banho, de equipamentos de auxílio à mobilidade ou de apoio, aparelhos auditivos sem uso, etc. Recebemos doações de equipamentos novos ou semi novos, que esteja em boas condições de uso para serem destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
AQUISIÇÃO DE PRODUTO
Compre a caneca de porcelana personalizada do Instituto e contribua com nossas ações. Envie um e-mail para responsabilidadesocial@cejam.org.br para receber mais informações.
DOAÇÕES FINANCEIRAS
São doações espontâneas/voluntárias feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Pode ser única, pontual ou regular. Para as contribuições mensais os doadores são previamente cadastrados e realizam pagamento via boleto bancário.
O Programa de Voluntariado Dr. Conforto tem como objetivo estruturar, treinar e dinamizar o trabalho voluntário, componente fundamental para a consolidação das diretrizes fixadas em torno da melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da cidadania por meio da responsabilidade social compartilhada.
Esse programa visa realizar ações de responsabilidade social por meio da equipe do Instituto CEJAM com o apoio de voluntários que doam seu tempo e talento. As atividades desenvolvidas fortalecem pessoas e organizações para a percepção de oportunidades que contribuem para a construção de um mundo melhor. Os benefícios são uma via de mão dupla, pois além do impacto favorável na comunidade assistida, a equipe de voluntários também experimenta outros ganhos, como: autoconfiança, autoestima e satisfação com a vida, além de ampliar sua rede de contatos.
Formas de atuação do voluntariado
O programa tem como finalidade integrar, ampliar e inserir as ações de responsabilidade social nas comunidades em vulnerabilidade social onde há a gestão de serviços do CEJAM. As ações contam com a parceria dos núcleos regionais, gerentes locais, colaboradores, com a interlocução dos Fundos Sociais de Solidariedade, instituições e, principalmente, com os voluntários do Programa Dr. Conforto.
Destacam-se as Campanhas do Agasalho e Natal com Saúde, Ações Pontuais sobre Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças e o Projeto Viva Leite. A proposta é que estas ações beneficiem as comunidades locais e que propiciem atividades culturais, sociais e educativas sempre com o viés da saúde.
Na Campanha do Agasalho em parceria com as Unidades de Saúde e com o Fundo Social de Solidariedade de cada município, são disponibilizadas caixas e cartazes para receber as doações e posteriormente distribuídas para a população em vulnerabilidade social daquela região.
A Campanha Natal com Saúde acontece nos meses de novembro e dezembro onde são realizadas atividades socioculturais e confraternização para o grupo de idosos e crianças atendidas no Projeto Viva Leite atendidas na Baixada do Glicério. As crianças recebem a “Sacolinha de Natal” doada por colaboradores da instituição, amigos e familiares. Além de entretenimento este é um momento de grande participação dos voluntários do Programa de Voluntariado “Dr. Conforto”.
Outra ação da campanha é a Gincana “Unidade Solidária”, que conta com a participação de todos os municípios e arrecada alimentos e/ou brinquedos que, posteriormente, são direcionados aos Fundos Sociais de Solidariedade ou para instituições ou famílias em vulnerabilidade social do entorno das unidades de saúde onde acontece.
As Ações Pontuais sobre Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças abordam mensalmente temas do calendário de saúde ou datas comemorativas que são trabalhadas na instituição (Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Prevenção do Câncer de Mamas, de Próstata, do Colo de Útero, Dia da Mulher, Crianças, Homem, entre outras). Estas ações são realizadas pelos colaboradores do Instituto ou por voluntários em entidades, escolas, associações e Unidades de Saúde.
O Instituto por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo é um ponto de distribuição do Projeto Viva Leite que semanalmente entrega leite (4 litros) para 150 famílias cadastradas na Baixada do Glicério e Liberdade, oferecendo um complemento alimentar seguro e de alto valor nutricional para idosos e crianças de famílias em situação de vulnerabilidade e em situações de risco social e nutricional. Além do recebimento do leite, crianças, adultos e idosos são assistidas por todos os outros programas do Instituto.
No Instituto CEJAM, entendemos que a responsabilidade ambiental e climática são essenciais para uma sociedade mais sustentável. Por isso, desenvolvemos iniciativas e projetos inovadores que promovem práticas ecológicas, a preservação dos recursos naturais, a mitigação dos impactos ambientais e a resiliência frente às mudanças climáticas. Assim, buscamos integrar soluções ambientalmente adequadas em todas as nossas atividades, com o objetivo de transformar a vida das pessoas com sustentabilidade.
Conheça nossa atuação:
Programa de Gestão Ambiental dos Serviços de Saúde
O Programa de Gestão Ambiental dos Serviços de Saúde do Instituto CEJAM é a solução verde para hospitais, ambulatórios e unidades de saúde em busca da redução de seus impactos ambientais e melhorar sua sustentabilidade. Com uma abordagem prática e eficaz, realizamos consultoria especializada, treinamentos e implementação de ações que visam a gestão eficiente de resíduos, o uso racional de recursos, além de estratégias de resiliência climática.
Eixos Temáticos
Gestão de Resíduos: práticas que minimizem, reutilizem e encaminhem de maneira adequada os resíduos gerados, promovendo cumprimento legal, além de um ciclo produtivo sustentável e com menor impacto ambiental.
Eficiência Hídrica: soluções que otimizem o uso da água, promovendo sua economia e preservação em todos os processos, garantindo a disponibilidade desse recurso para as futuras gerações.
Eficiência Energética: tecnologias e práticas que otimizem o consumo de energia e melhoram a performance energética, buscando também alternativas de fontes renováveis.
Compras Sustentáveis: estratégias de aquisição de produtos e serviços que respeitem princípios ambientais, sociais e econômicos, contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia de suprimentos mais responsável.
Ambiência em Saúde: criação e preservação de ambientes que favoreçam o bem-estar físico e psicológico, conforto e acesso das pessoas, com foco em espaços de saúde que promovam a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Emissões Atmosféricas: estratégias para monitorar e reduzir as emissões de gases poluentes, buscando mitigar os impactos das atividades humanas nas mudanças climáticas.
Compromissos Institucionais
Combate à Poluição Plástica no Setor de Saúde: assumimos publicamente a responsabilidade ambiental com a cadeia de consumo de plásticos nos serviços de saúde, adotando alternativas mais sustentáveis e promovendo a educação sobre os impactos ambientais.
Plataforma Ação pelo Clima do Pacto Global: somos signatários do Pacto Global da ONU, aderindo a participação na plataforma de Ação pelo Clima e buscando soluções práticas para enfrentar as mudanças climáticas por meio de iniciativas que integrem economia, sociedade e meio ambiente.
Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) | Desafios - Resíduos, Energia, Compras e Clima: somos membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, projeto da organização internacional Saúde Sem Dano, coordenado pelo PHS no Brasil, aderindo aos desafios relacionados à gestão de resíduos, eficiência energética, compras sustentáveis e da pauta Clima.
Projeto Descobrindo Sabores - Um Dia Sem Carne: em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), promovemos a conscientização sobre os benefícios de uma dieta mais sustentável, incentivando – por meio de um dia sem carne em hospitais sob nossa gestão – a redução do consumo de produtos de origem animal e a adoção de alternativas que promovam maior resiliência climática.
Soluções em Eventos Sustentáveis: desenvolvemos soluções inovadoras para tornar eventos mais sustentáveis, com foco na redução de impactos ambientais e na promoção de boas práticas que envolvem desde o consumo consciente até o descarte responsável de resíduos.
Programa de Desenvolvimento Ambiental das Comunidades Locais
Temos como missão transformar realidades por meio da conscientização e capacitação ambiental. Com foco em promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida, oferecemos ações educativas, projetos de preservação e soluções colaborativas para comunidades locais. Nosso programa empodera moradores, gera novas oportunidades e fortalece a relação entre as pessoas e o meio ambiente, criando um futuro mais sustentável e harmonioso para todos.
Eixos temáticos
Agroecologia: projetos e práticas de cultivo sustentáveis que respeitem os ciclos naturais, incentivem a biodiversidade e preservem os recursos do solo e da água, ao mesmo tempo em que garantem a produção de alimentos saudáveis e justos.
Economia Circular: projetos que fomentem a priorização da reutilização, reciclagem e o reaproveitamento de materiais, reduzindo o desperdício e promovendo o uso responsável de recursos para uma produção mais sustentável e com menor impacto ambiental. Neste eixo destacamos o Projeto Devolva-me, que há mais de 10 anos vem proporcionando acesso a soluções de circularidade de resíduos com a implantação de Pontos de Entrega Voluntária nas unidades de saúde.
Consciência Ecológica: iniciativas que buscam desenvolver e fortalecer a consciência ambiental e climática nas pessoas, sensibilizando-as para a importância da preservação da natureza e do consumo responsável, de modo a criar uma sociedade mais comprometida com o meio ambiente. Em destaque nosso Plantio Simultâneo de Árvores, realizado anualmente.
Conheça o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS)
O CEJAM coordena as ações do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – instituído pela Prefeitura de São Paulo na rede assistencial Jardim Ângela e Capão Redondo – sendo uma iniciativa intersetorial que busca integrar questões ambientais às ações de saúde, com o objetivo de promover ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis. Através da Estratégia Saúde da Família (ESF), o PAVS se concentra na implementação de ações de promoção da saúde e sustentabilidade nos territórios das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, visando a melhoria das condições de vida da população, com ênfase em áreas mais vulneráveis.
O programa se desdobra em seis eixos temáticos inter-relacionados, que são essenciais para a construção de uma cultura de paz e para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental nas comunidades:
1 - Biodiversidade e Arborização: fomento à preservação e convívio saudável com animais e vegetação, além do plantio e da manutenção de áreas verdes urbanas.
2 - Horta e Alimentação Saudável: incentivo ao cultivo de hortas e à educação alimentar nas comunidades.
3 - Gerenciamento de Resíduos: desenvolvimento de práticas sustentáveis de manejo de resíduos sólidos urbanos.
4 - Agenda Ambiental na Administração Pública: implementação de práticas sustentáveis dentro da administração pública local.
5 - Revitalização de Espaços Públicos: recuperação de áreas públicas degradadas para promover a convivência saudável e o lazer.
6 - Água, Ar e Solo: intervenções para melhorar a qualidade da água, do ar e do solo nas áreas urbanas.
Esses eixos se conectam com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidades (ONU), especialmente em relação à saúde pública, gestão ambiental e sustentabilidade.
Além disso, o programa promove um diagnóstico socioambiental do território, o que permite uma abordagem participativa no planejamento de ações locais e na identificação de riscos e potencialidades socioambientais, possibilitando a criação de mapas digitais e gráficos que ajudam a priorizar intervenções.
O PAVS opera com uma gestão intersetorial, envolvendo diversas secretarias municipais (como Saúde, Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura) e parcerias com organizações civis, empresas e instituições públicas.
A iniciativa tem uma estrutura organizacional clara, com a participação de gestores municipais, regionais e locais, além dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Promoção Ambiental. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são responsáveis pela implementação do programa, com o suporte das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e das Supervisões Técnicas de Saúde (STS).
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!