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Linha do Tempo

  • Fundação do CEJAM
    Em 20 de maio de 1991, CEJAM foi fundado por um grupo de médicos, advogados e profissionais de saúde para dar apoio à saúde da mulher no Hospital Pérola Byington.
  • Assina 1° Convênio com a Secretaria do Estado de São Paulo
    Assina seu 1º convênio com a Secretaria do Estado para cooperação e execução do Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI), no Hospital Pérola Byington.
  • Primeira Equipe de Agentes Comunitários de Saúde da Mulher
    Implantação da primeira equipe de Agentes Comunitários de Saúde da Mulher, na UBS Jardim Souza, em São Paulo e atendimento à mulher pelas Unidades Móveis do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
  • ESF chega ao Jardim Ângela
    Firma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Jardim Ângela.
  • ESF chega ao município de Embu das Artes
    Firma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes para implantação da ESF no município.
  • Inaugura a primeira AMA de São Paulo
    Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, inaugura a 1ª AMA da cidade de São Paulo.
  • Conquista a primeira qualificação como organização social
    Recebe qualificação como Organização Social em São Paulo. O Jardim Ângela torna-se a 1ª região do município com 100% de cobertura de Estratégia Saúde da Família.
  • Inaugura o Hospital Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim)
    Inaugura o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, no M’ Boi Mirim, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein e o CEJAM. Neste mesmo ano, inaugura a 1ª AMA Especialidades de São Paulo.
  • Começa a atuar no Programa Mãe Paulistana
    Torna-se parceiro do município de São Paulo no Programa Mãe Paulistana. Em Embu das Artes, inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar.
  • Começa a atuar em Mogi das Cruzes e inaugura o CER IV
    Assina contrato de gestão no município de Mogi das Cruzes. Em mais uma ação pioneira, inaugura o Centro de Reabilitação Jardim Herculano, em São Paulo.
  • É qualificado como Organização Social em Arujá e no Rio de Janeiro
    É qualificado como Organização Social em Arujá e no Rio de Janeiro
  • Inaugura da Coordenação de Emergência Regional Ilha e UNICA Mogi
    Inaugura a 1ª Coordenação de Emergência Regional – CER, no Rio de Janeiro, e a 1ª Unidade Clínica Ambulatorial UNICA, em Mogi das Cruzes.
  • Começa a atuar no Hospital Evandro Freire
    Inaugura o Hospital Evandro Freire e o CER Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Entrega à população do Jardim Ângela, em São Paulo, três serviços: a UBS Integral Vera Cruz e os Hospitais Dia Rede Hora Certa M’ Boi Mirim I e II.
  • Implanta o LACEN em Mogi das Cruzes
    Implanta em Mogi das Cruzes o Laboratório Municipal de Exames e Diagnóstico, em parceria com o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.
  • CEJAM chega ao Capão Redondo
    Assume o gerenciamento dos serviços de saúde do Capão Redondo, ampliando seu Contrato de Gestão em São Paulo. A UBS Vila Calú e a AMA Especialidades Jardim São Luiz recebem a certificação ONA Nível I.
  • Inaugura o CEO Vera Cruz
    Inaugura o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz. A UNICA – Mogi das Cruzes e o CER IV – M’ Boi Mirim recebem a certificação ONA Nível I.
  • Conquista ONA Nível II na UBS Vila Calú e AMA-E Jd. São Luiz
    UBS Vila Calú e AMA Especialidades Jardim São Luiz conquistam o Nível II – Pleno pela ONA. CEJAM passa a atuar no município de Poá.
  • É qualificado como Organização Social no Estado de São Paulo
    Amplia seu Contrato de Gestão na região do M’ Boi Mirim ao assumir quatro UPAs. Assina contrato de Gestão em Poá para o gerenciamento dos serviços de Diagnóstico por Imagem, Ortopedia e Traumatologia. Inicia suas atividades no gerenciamento de equipes médicas no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, em Campinas. Qualifica-se como Organização Social no Estado de São Paulo e no município de Carapicuíba
  • Conquista ONA Nível III na UBS Vila Calú e AMA Especialidades Jd. São Luiz
    Sob gestão do CEJAM, a AMA Especialidades Jardim São Luiz e a UBS Vila Calú conquistam a acreditação máxima da ONA.
  • Conquista ONA Nível III no CER IV M’Boi Mirim
    O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim, gerenciado pelo CEJAM, conquista a Acreditação ONA nível 3, mais alta certificação conferida pela Organização Nacional de Acreditação.
  • Início da Regionalização e Planejamento Estratégico
    No ano em que a Instituição celebrou 30 anos, o CEJAM deu início à Regionalização em Sistemas de Saúde e apresentou o Planejamento Estratégico.
  • Novo contrato e avanços na realização de eventos científicos
    A organização assume a gestão da Santa Casa de São Roque, em fevereiro. No mesmo ano, promove o 1º Simpósio de Humanização e o 1° Simpósio de Segurança do Paciente; inaugura o memorial CEJAM; e institui a sua política ambiental.
  • Ampliação da gestão em saúde com novas parcerias
    O CEJAM assume a gestão do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) II Capão Redondo, em colaboração com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, aprimorando os serviços odontológicos na região. Além disso, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a organização passa a administrar o AME Mulher do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu, fortalecendo assim a rede de atendimento à saúde.

Clique aqui e confira a linha do tempo na íntegra

Quem Somos

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 20 de maio de 1991 por um grupo de médicos, advogados e profissionais de saúde do Hospital Pérola Byington - Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil - CRSMNADI para dar apoio àquela Instituição.

Seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra, um dos seus fundadores e 1º Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington, com ampla experiência na administração em saúde.

Com o lema “Prevenir é Viver com Qualidade”, a Instituição é qualificada como Organização Social (OSS), em vários municípios, e reconhecida por sua experiência na gestão de serviços de saúde, atuando por meio de contratos de gestão e convênios em parceria com o Poder Público.

Atualmente, o CEJAM conta com serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Peruíbe, São José dos Campos e Itapevi, sendo uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Visão:

"Ser reconhecida como a melhor instituição nacional na gestão de saúde populacional."

Missão:

"Ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde."

Valores:

Valorizamos a Vida
Enquanto bem individual inestimável, por meio da promoção à saúde e do respeito aos ciclos naturais de cada ser humano, desde a gestação até a terceira idade.

Estimulamos a Cidadania
Nossas atividades estão pautadas na garantia de direitos e deveres dos indivíduos, preservando sua dignidade.

Somos Éticos
Promovemos senso de ética e integridade em nossas relações, parcerias e processos.

Trabalhamos com Transparência
Prezamos pela transparência em todos os nossos âmbitos de atuação, com base no nosso compromisso com a verdade e na construção de relações de confiança com os stakeholders da Instituição.

Agimos com Responsabilidade Social
Contribuímos para a formação de uma sociedade mais justa, em benefício dos nossos colaboradores e das comunidades nas regiões onde atuamos.

Somos Inovadores
Incentivamos a implantação de ambientes de trabalho criativos, adaptáveis a mudanças e atentos às mais diversas transformações tecnológicas, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e a otimização de processos em cada área da Instituição.

Qualificamos a Gestão
Qualificamos as nossas lideranças e forças de trabalho com respaldo na ciência, na técnica e nos dados, tendo como objetivo a excelência na gestão, qualidade dos serviços prestados e preservação da segurança de pacientes e colaboradores.

Pilares Estratégicos:

Humanização
Oferta atendimento e tratamento digno, solidário e acolhedor, levando em consideração os atributos básicos da comunicação, autonomia e integralidade do ser.

Atenção à Saúde
Realiza assistência com alto potencial para resolução dos problemas. Estabelece ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde, com foco no monitoramento de condições crônicas. Organiza-se em redes de atenção à saúde com processos regionalizados e fluxos institucionais, entre as áreas primária, especializada e hospitalar.

Equipe Multidisciplinar
Representa os diversos saberes em saúde que, com suas expertises, promovem o aperfeiçoamento dos planos de cuidado dos pacientes, com objetivos e metas terapêuticas, fortalecendo as linhas de cuidados e gestão da clínica.

Geração e Disseminação de Conhecimento
Contribui com a sociedade e a comunidade científica por meio de estruturação e divulgação de ações assistenciais, resultados e impactos na saúde da população nas zonas de atuação da instituição. Potencializa grupos de estudos, pesquisas, eventos científicos e promove o aperfeiçoamento da comunicação institucional.

Tecnologia da Informação
É o elo entre as práticas assistenciais, administrativas e de gestão. Garante, de forma segura, a geração e o monitoramento de informação, para apoio no processo de tomada de decisões estratégicas, além de viabilizar a disseminação de conhecimento. Integra a população, serviços, gestores e demais partes interessadas.

Ecossistema em Saúde
Conecta os pontos de atenção em rede, com aperfeiçoamento da comunicação, dos processos e incorporação de tecnologias. Visa a integralidade do cuidado, a eficiência das ações e as referências entre serviços, demonstrando impacto sistêmico na saúde da população, com sinergismo nas ações de sustentabilidade.

Lema:

"Prevenir é Viver com Qualidade"

Evento

Estrutura Organizacional

Membros Associados 

Nome do Membro Categoria de Associado
ABEL SOARES DA SILVA ASSOCIADO
ADEMIR MEDINA OSÓRIO ASSOCIADO
ALESSANDRA GRIGÓRIO QUINTÃO DA SILVA ASSOCIADO
ALEX DA ROCHA  ASSOCIADO
ALEXANDRA BATISTA UNZAGA MORAIS ASSOCIADO
ALFREDO CARLOS COLETTI ASSOCIADO
ALLAN GOMES DE LORENA ASSOCIADO
ALVACYR HENRIQUE RESENDE ASSOCIADO
ANTONIO FRANCISCO NASCIMENTO ASSOCIADO
ARLY DE LARA ROMEO ASSOCIADO
ATHALY B. DE CASTRO ASSOCIADO
BEATRIZ CYRILLO AMORIM ASSOCIADO
BENY COSTA RAMOS ASSOCIADO
CARLOS ALBERTO CRUZ FILHO ASSOCIADO
CARLOS EDUARDO FONSECA ASSOCIADO
CARLOS MARCELO NEVES ASSOCIADO
CARLOS NUNES FILHO ASSOCIADO
DARIO BIROLINI ASSOCIADO
DIOGO AIRES CAVALCANTI FRÓES ASSOCIADO
EDER GONÇALVES ARAUJO ASSOCIADO
EDUARDO NONATO PINGITURO ASSOCIADO
ELIANE PROENÇA DE GOUVÊA DOLABELLA PEREIRA ASSOCIADO
ELIZABETH OLIVEIRA BRAGA ASSOCIADO
ELISABETH SATIE NAKASHIMA ASSOCIADO
ELIZIETE DEL PASSOS GORSKI ASSOCIADO
ELY HOLLEN DIAS ASSOCIADO
ERNANI PEREIRA DA CUNHA ASSOCIADO
EUNICE PEREIRA DOS ANJOS NASCIMENTO ASSOCIADO
FABIANO LATRILHA REIS ASSOCIADO
FERNANDO LEMOS VILA NOVA ASSOCIADO
FLAVIO BENEDUCE NETO ASSOCIADO
FLORIZA DE JESUS MENDES SANTANA ASSOCIADO
GERSON SANTOS PEREIRA ASSOCIADO
GILBERTO DE ALMEIDA ASSOCIADO
HASSEM HALUEN ASSOCIADO
HERALDO CASSANGE ORTIZ ASSOCIADO
IARALENE DA SILVA ASSOCIADO
JANETE MACULEVICIUS ASSOCIADO
JOÃO FRANCISCO ROMANO ASSOCIADO
JORGE LOURENÇO ASSOCIADO
JOSÉ ADONIS BARADEL CONCEIÇÃO ASSOCIADO
JOSÉ ARNALDO SILVEIRA D'AUREA ASSOCIADO
JOSÉ EDUARDO HELFENSTEIN ASSOCIADO
JOSÉ FABRI JUNIOR ASSOCIADO
JOSÉ GABRIEL MOYSÉS ASSOCIADO
JUVENIL DE CAMPOS ASSOCIADO
KARINA KEROLAYNE DE ALMEIDA ASSOCIADO
LÍDIO MOREIRA ASSOCIADO
LÍVIA KEISMANAS DE ÁVILA ASSOCIADO
LUIZ ANTONIO BACCALÁ ASSOCIADO
LUIZ ROBERTO NAPOLITANO ASSOCIADO
MARCELA REGINA QUEIROZ DE ALMEIDA ASSOCIADO
MARCELLA DIAS DOS SANTOS ASSOCIADO
MARCO ANTONIO DOS SANTOS ASSOCIADO
MARCOS EDUARDO LODI ASSOCIADO
MARCOS FUCHS ASSOCIADO
MARCOS RAFAEL RODRIGUES SOARES ASSOCIADO
MARIA APARECIDA ORSINI DE CARVALHO ASSOCIADO
MARIA GILBERTA RATTO ASSOCIADO
MARIA HELENA MANCUSI DE CARVALHO ASSOCIADO
MARIA ISBELA GERTH LANDELL DE MOURA ASSOCIADO
MARIA LUIZA FERREIRA DOS SANTOS ASSOCIADO
MARIA REGINA RATTO RESENDE ASSOCIADO
MARIANE DE A. PACINI ASSOCIADO
MARINA PEREIRA DA COSTA SCUARCIALUPI ASSOCIADO
MÁRIO SANTORO JR. ASSOCIADO
MARISTELA SANTINI MARTINS ASSOCIADO
MICHELLE ALEFE ALVES CURY MACHADO ASSOCIADO
MURILO ANTONIO MORAES DE ALMEIDA ASSOCIADO
NEUSA ANGUEIRA JAGOSICH ASSOCIADO
PATRICIA ROMANO TONAL ASSOCIADO
PAULO JORGE ZERAIK ASSOCIADO
PEDRO CLAÚDIO DA SILVA ASSOCIADO
RENATA GINEZ DE ALMEIDA VIEIRA ASSOCIADO
RICARDO GORSKI ASSOCIADO
SILVIO POSSA ASSOCIADO
SIMON WIDMAN ASSOCIADO
SONIA REGINA MARTINS DE ABREU ASSOCIADO
SUELI DORETO RODRIGUES ASSOCIADO
SUSETTE BOCCIA ASSOCIADO
TANIA REGINA GUEDES ASSOCIADO
TATIANE GOMES ASSOCIADO
VALDEMAR KlYSHI MURAKAMI ASSOCIADO
VICTOR HUGO DE OLIVEIRA BIGOLI ASSOCIADO
VINICIUS LUIZ DE ABREU ASSOCIADO
VITORIO ARRIVABENE LONGO DE ALMEIDA ASSOCIADO
WALTER SATO ASSOCIADO
WILMAR ROBERTO SILVINO ASSOCIADO

Diretoria

Cargo Nome do Diretor(a)
DIRETOR(A) – PRESIDENTE Dra. Janete Maculevicius
DIRETOR(A) VICE – PRESIDENTE Dr. Alfredo Carlos Coletti
DIRETOR(A) DE ATIVIDADES DE ENSINO Maria Helena Mancusi de Carvalho
DIRETOR FINANCEIRO Sra. Eunice Pereira dos Anjos Nascimentos
DIRETOR SECRETÁRIO Dr. Marcos Rafael Rodrigues Soares

Conselho Fiscal

Cargo Nome
TITULAR Sr. Lídio Moreira
TITULAR Sr. Luiz Antonio Baccalá
TITULAR Sra. Alessandra Grigório Quintão da Silva
SUPLENTE Sr. Walter Sato
SUPLENTE Sr. Carlos Nunes Filho
SUPLENTE Sr. Vinicius Luiz De Abreu

Membros Fundadores

Nome Cargo
1.      Arly de Lara Romeo Membro Fundador
2.      Ângela Maria Bacha   Membro Fundador
3.      Fernando Proença de Gouvêa – IN MEMORIAM Membro Fundador
4.      Homero de Campos Guidi Membro Fundador
5.      João Amorim  - IN MEMORIAM Membro Fundador
6.      João Carlos Mantese Membro Fundador
7.      José Aristodemo Pinotti - IN MEMORIAM Membro Fundador
8.      José Carlos Pareja  Membro Fundador
9.      Luiz Carlos Teixeira Membro Fundador
10.    Luiz Fernando Aguiar Membro Fundador
11.    Madalena Mieko Kuny Okada  Membro Fundador
12.    Maria Aparecida Favaro Membro Fundador
13.    Maria Lúcia Vieira A.A. Tojal - IN MEMORIAM Membro Fundador
14.    Nadir Oyakawa - IN MEMORIAM Membro Fundador
15.    Nilson Roberto De Mello Membro Fundador
16.    Oswaldo R. Grassiotto  Membro Fundador
17.    Renato Pires Da Silva Filho Membro Fundador
18.    Ricardo Muniz Ribeiro Membro Fundador
19.    Roberto Hegg Membro Fundador

Conselho de Administração

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração, órgão de deliberação e controle do CEJAM, é composto por 11 (onze) membros titulares, assim distribuído:

NOME 

CATEGORIA DE CONSELHEIRO 

 

MANDATO 2023 - 2027

06 (seis) membros eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, entre associados fundadores e efetivos.

Flávio Beneduce Neto

Titular 

Maristela Santini Martins

Titular 

laralene da Silva Galisi

Titular 

Wilmar Roberto Silvino

Suplente 

Susette Boccia

Suplente 

Maria Luiza Ferreira dos Santos

Suplente 

MANDATO 2022 – 2025

Alvacyr Henrique Resende

Titular 

Beny Costa Ramos

Titular 

José Arnaldo Silveira D'aurea

Titular 

Neusa Angueira Jagosich

Suplente 

Eder Gonçalves Araujo

Suplente 

Eliana Proença de Gouvea Dolabella Pereira

Suplente 

MANDATO 2023 – 2027

04 (quatro) membros eleitos pelos demais integrantes do Conselho, entre pessoas da sociedade civil de notória capacidade profissional e reconhecida idoneidade moral;

Carlos Gonçalves Barreto

Titular 

Raymundo Caetano Pinto

Titular 

Anália Maria Da Costa Araújo

Suplente 

Kelly Cristine Pinto

Suplente 

MANDATO 2022 – 2025

Catherine Oliveira De Araujo

Titular 

Antonio Carlos Endrigo

Titular

MANDATO 2022 – 2025

REPRESENTANTES DE FUNCIONÁRIOS

João Francisco Romano

Titular 

Floriza de Jesus Mendes Santana

Suplente 

Organogramas: Estatutário e Organizacional

Membros Honorários

Nome Data Indicação Cargo
1.           Ângela Maria Bacha - IN MEMORIAM 30/03/2006 Membro Honorário
2.           Clovis Marcelo De Sá Benevides - IN MEMORIAM 29/04/2011 Membro Honorário
3.           Homero De Campos Guidi  26/03/2008 Membro Honorário
4.           Fernando Proença de Gouvêa - IN MEMORIAM 11/07/2019 Membro Honorário
5.           João Amorim - IN MEMORIAM 30/03/2007 Membro Honorário
6.           João Carlos Mantese  30/03/2008 Membro Honorário
7.           José Aristodemo Pinotti - IN MEMORIAM  30/04/2010 Membro Honorário
8.           José Carlos Pareja 31/03/2006 Membro Honorário
9.           Lazaro Brandão - IN MEMORIAM 31/03/2006 Membro Honorário
10.         Luiz Baccalá  - IN MEMORIAM 30/03/2007 Membro Honorário
11.         Luiz Carlos Teixeira   26/03/2008 Membro Honorário
12.         Luiz Fernando Aguiar    30/03/2008 Membro Honorário
13.         Madalena Mieko Kuny Okada  30/03/2007 Membro Honorário
14.         Maria Aparecida Favaro  26/03/2008 Membro Honorário
15.         Nadir Oyakawa - IN MEMORIAM    30/03/2007 Membro Honorário
16.         Nilson Roberto de Mello  26/03/2008 Membro Honorário
17.         Olavo Setubal - IN MEMORIAM    29/04/2011 Membro Honorário
18.         Oswaldo R. Grassiotto 26/03/2006 Membro Honorário
19.         Ricardo Muniz   30/03/2008 Membro Honorário

Organograma Institucional

 

 
Evento

Dr. João Amorim

 

Filho de imigrantes que se casaram no Brasil, ela siciliana, ele português, João Amorim foi o caçula de uma família de sete irmãos.

Nascido em 23 de junho de 1913 no município de São Vicente, fez seus estudos no Ginásio Santista, então dirigido pelos Irmãos Maristas. Ao final do curso, chamado pelo reitor da instituição para uma conversa, insistiu-se que João deveria seguir com os estudos.

Assim foi, e em 1938 João Amorim formou-se pela Faculdade de Medicina da USP, sendo o primeiro cidadão de sua cidade a tornar-se médico.

Um dos pioneiros na especialidade da ginecologia-obstetrícia, foi fundador e primeiro Diretor da Casa Maternal e da Infância, hoje Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, criada pelo governo de São Paulo em 1944 para o atendimento a mulheres carentes, gestantes e parturientes.

Dr. João Amorim exerceu a medicina durante intensos 65 anos e, graças à sua perícia, dedicação e ética, construiu uma vasta clientela particular, sem nunca abdicar de seu trabalho social.

Durante muitos anos foi o Diretor Clínico da Cruzada Pró-Infância (hoje Hospital Pérola Byington), hospital beneficente de inestimável trabalho junto à população em situação de vulnerabilidade social. Foi também Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual, Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo e Diretor Clínico da Maternidade Pró-Matre Paulista.

Nos hospitais e maternidades em que atuou, além de seu trabalho cotidiano como médico, dedicou-se também à formação de novos profissionais, promovendo cursos em sua especialidade. Desta forma, formou várias gerações de ginecologistas e obstetras, incluindo profissionais de renome.


Dr. João Amorim, Dr. José Aristodemo Pinotti e Dr. Fernando Proença de Gouvêa formaram o trio que, junto a um grupo de médicos e profissionais, fundou o CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, organização social sem fins lucrativos que hoje é modelo na promoção e na gestão da Atenção à Saúde Pública em todo o Brasil.

Com cerca de 90 anos, Dr. João Amorim aposentou-se da prática médica e passou a dedicar-se ao Programa Dr. Conforto, iniciativa do CEJAM que, à época, visava levar atenção a pacientes internados em longas recuperações, ou até mesmo doentes terminais.

Em 2008, em merecida homenagem póstuma, a Prefeitura Municipal de São Paulo deu o nome de Maternidade Dr. João Amorim à maternidade que funciona junto ao Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, também conhecido como Hospital do M’Boi Mirim.

Currículo:

Dr. João Amorim (23/06/1913 - 10/03/2006)

Médico Obstetra com 65 anos de atividades profissionais, Patrono do CEJAM e com uma carreira pontificada como:

  • Fundador da Casa Maternal Leonor Mendes de Barros
  • Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington
  • Diretor da Pró-Matre Paulista
  • Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo
  • Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual
  • Membro Fundador do CEJAM

Participou do CEJAM como Presidente do Conselho Fiscal e grande incentivador de nossos programas socioassistenciais.

Dr. Fernando Proença de Gouvêa

 

 

Fernando Proença de Gouvêa nasceu em 8 de junho de 1929 na cidade de São Paulo. É filho dos médicos Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, primeiro Secretario Municipal de Saúde e Higiene da Cidade de São Paulo, e de Dra. Etelvina Pedroso de Gouvêa.

Em 1950, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na 38ª turma, graduando-se em 1955. 

Em 1963 assumiu, por concurso público, a função de médico efetivo da Prefeitura de São Paulo, exercendo o cargo de pediatra plantonista no Abrigo Pediátrico até 1968, quando aceitou atuar na direção do Pronto-Socorro Municipal da Lapa, recém-inaugurado, ali permanecendo até 1970. 

Além disso, foi plantonista do SAMDU (Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência), inicialmente em São Paulo como acadêmico (1955), depois como médico em Santos (1957-1960), e finalmente como médico plantonista na Rua Vergueiro (1960-1970). 

Fernando Proença de Gouvêa realizou o curso de pós-graduação em Administração Hospitalar e Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1970-1972). Além disso, estagiou na Grã-Bretanha, frequentando serviços de saúde em Londres, New Castle, Glascow e Brighton, com ênfase em Atenção Primária e pediatria social. 

Em 1971, foi nomeado diretor executivo do Instituto da Criança, permanecendo na função até dezembro de 1980. Foi também diretor do pronto-socorro geral do Instituto Central do HC, de 1981 a 1983. 

Foi titular da Secretaria de Higiene e Saúde do Município de São Paulo, de 1975 a 1979, reestruturando a pasta e a integrando à Secretaria de Estado da Saúde, com base em sua experiência como servidor municipal, em sua vivência no HC e em modelos assistenciais da Inglaterra. Tal integração resultou na superação do desafio da epidemia de meningite e da elevada incidência de gastrenterites agudas na infância. Ressalta-se também a execução articulada das vacinações contra a paralisia infantil e o sarampo, cuja incidência reduziu de maneira significativa, próxima de zerar.  

Dr. Fernando Proença ingressou como membro titular da academia de Medicina de São Paulo em 13 de março de 1979, tornando-se membro emérito e o primeiro ocupante da cadeira nº 36, cujo patrono é Ignácio Proença de Gouvêa, seu pai. 

Em 1979, participou de seminário na Universidade de Falmer (Brighton), com visitas a unidades de saúde de Londres e Manchester. Em 1980, conheceu serviços de saúde no Japão, com curso de treinamento e visitas monitoradas. A convite da Federação Internacional de Hospitais, em 1983 participou de conferências e visitou hospitais e Unidades Básicas de Saúde de Nova Iorque, Detroit, Cidade do México e São José da Costa Rica.

Dedicou-se ao Instituto da Criança de 1979 a 1982, coordenando as assessorias da Secretaria de Higiene e Saúde (1981-1982), da direção do Hospital Municipal do Tatuapé (1982) e do Hospital Municipal do Jabaquara (1983-1986).  

Em 1986, a convite dos Partners of America, visitou duas vezes Chicago e Washington para conhecer o sistema de resgate às emergências nos Estados Unidos. 

Assumiu pela segunda vez a Secretaria de Higiene e Saúde de São Paulo, de agosto a dezembro de 1986, em cuja permanência privilegiou a melhoria dos serviços de emergência de São Paulo e o plano de Atenção Primária à população mais carente. Foi nessa oportunidade, ademais, que incrementou as atividades da Coordenadoria de Recursos e Assistência de Pronto Socorro (CRAPS) e contribuiu significativamente para que o Corpo de Bombeiros implantasse o resgate de acidentados através do canal 193. 

No ano seguinte, assumiu a coordenação de saúde da região metropolitana (CRS-1) e do Programa Metropolitano de Saúde (PMS). Já em 1989, aceitou a função de Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (1989-1990), na administração do Prof Dr. José Aristodemo Pinotti. 

A partir de meados de 1991, atuou no Hospital Perola Byington (CRSMNADI – Centro de Referência de Saúde da Mulher, Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil). De 1995 a 1998, a convite do então ministro da Saúde, Professor Dr. Adib Jatene, exerceu a direção da Representação do Ministério da Saúde em São Paulo. 

Em 1991, foi um dos membros fundadores do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr João Amorim”, do qual se tornou o segundo Diretor Presidente no ano seguinte, permanecendo nessa função até 2008. A partir de então, exerceu o cargo de Superintendente da Instituição até sua morte, em 22 de junho de 2019. 

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

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