Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

04 de Outubro de 2019

4 de outubro: Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Os agentes comunitários de saúde são peças fundamentais na Atenção Básica, pois fortalecem diariamente o SUS e fazem toda a diferença na saúde da comunidade. Eles são responsáveis pelo elo entre população e Unidade Básica de Saúde, tendo o papel de acompanhar periodicamente as famílias atendidas pela unidade de sua referência. 

Apenas em 2018, no município de São Paulo, os ACS do #TimeCEJAM foram responsáveis por mais de 2,4 milhões de visitas domiciliares, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. 

Celebrado em 4 de outubro, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde relembra a importância desse profissional, inserido na Estratégia Saúde da Família. 

 

Sobre a Estratégia Saúde da Família

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essas equipes, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. 

A Estratégia Saúde da Família (ESF) prioriza as ações de prevenção e promoção da saúde de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na UBS, no domicílio ou em espaços comunitários. Dessa forma, os profissionais criam vínculos de corresponsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Institucional TV CEJAM

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!