Aguarde...

02 de Outubro de 2015

Agentes de promoção ambiental passam por capacitação em São Paulo

Cerca de 300 agentes de promoção ambiental (APA) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da cidade de São Paulo participaram, no último dia 24 de setembro, do encerramento do curso “O Educador em (Re) construção”.

Esta é a primeira capacitação promovida pela área técnica da Secretaria Municipal de São Paulo (SMS), responsável pelo PAVS. O curso, que começou no dia 20 de agosto, teve seis encontros e ocorreu no campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho.

Segundo Yamma Mayura, médica e uma das coordenadoras do PAVS na SMS, o objetivo de capacitar agentes e gestores locais no papel de educadores foi alcançado. Yamma explica que vários palestrantes foram convidados a falar ao longo dos encontros, sempre sobre temas ligados à promoção de saúde e que, com certeza, agregaram muito aos participantes.

“A aproximação dos profissionais, com troca de experiências, inserção na sustentabilidade e identificação das necessidades específicas de cada comunidade foi um dos pontos fortes do curso”, disse a coordenadora do PAVS. “A ideia é que esses profissionais repassem para suas regiões o que aprenderam aqui e sejam agentes da promoção de saúde. O PAVS está no SUS”, completou.

‘Prevenção é segredo quando assunto é saúde’

Para o cerimonialista do evento, Jefferson Rodrigues, também Gestor Regional da Leste e aluno do curso, a requalificação e incorporação dos agentes como educadores da saúde foram objetivos alcançados durante as seis semanas de encontro. “Muitos palestrantes vieram nos contemplar e muitas ideias nos foram passadas. Os habitantes do território que atendemos precisam de nós sempre aptos a lhes orientar e ensinar. A prevenção é o segredo quando o assunto é saúde e devemos passar essa ideia à região”, frisou Rodrigues.

Pollyanna Câmara, atual gestora regional do PAVS na zona Sul, aprovou a iniciativa e garante que a população é quem sai ganhando. “A proposta de alinharmos nossos processos de trabalho, entendendo que realizamos um bom serviço quando trocamos nossos saberes e expertises, é sempre um ótimo modelo em educação. Estar em comunidade nos amplia o papel de educador, que transcende o papel de ‘levar informação’, mas nos qualifica na promoção de saúde e no plano de cuidado da nossa população”, afirmou a gestora.

Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!