Aguarde...

Parto Seguro

Parto Seguro

25 de Agosto de 2020

Agosto Dourado | Entenda a importância do aleitamento materno nos 6 primeiros meses de vida de um recém-nascido

O mês de agosto é dedicado a luta pelo incentivo à amamentação e as ações de proteção e apoio ao aleitamento materno, também conhecido como ‘Agosto Dourado’. Durante todo o mês são realizadas atividades que buscam promover e incentivar a amamentação até o sexto mês de vida de um bebê.

Segundo a Enfermeira Supervisora Técnica Administrativa do CEJAM, Cristiane Otaguro, é recomendado que a amamentação seja estimulada o mais precocemente possível, imediatamente após o parto se as condições da mãe e do recém-nascido permitirem.

De janeiro a julho, a taxa de aleitamento na primeira hora de vida do recém-nascido no Programa Parto Seguro do CEJAM foi de 98,82%. E independentemente do tipo de parto, é indicado que o bebê fique em contato pele a pele com a mãe, sem panos ou roupas, por pelo menos uma hora, respeitando o desejo da mulher, estimulando o hormônio do “amor”, chamada de ocitocina, que ajuda no vínculo de mãe e filho e incentivando respostas comportamentais neurológicas do bebê, como a localização do mamilo.

“O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança, especialmente proteínas, gorduras e vitaminas” explica a especialista. Cada gota do leite materno contém milhares de componentes benéficos, como anticorpos, hormônios, células-tronco, glóbulos brancos, bactérias benéficas e enzimas.

Programa Parto Seguro

O Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana tem como principal objetivo desenvolver estratégias de gestão e atendimento para promover à mãe, ao filho e à família uma assistência segura e humanizada no processo de parto e nascimento.

Oferece atendimento em urgência e emergências obstétricas, acolhimento com classificação de risco obstétrico, além de inovações na assistência à mulher, como: massagens, banhos terapêuticos, exercícios e respiração para ajudar na evolução e suportabilidade das contrações, liberdade de escolha na posição de parto, musicoterapia e outros métodos que proporcionam um trabalho de parto mais tranquilo, onde a mulher é protagonista.

O programa, em parceria com CEJAM e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, busca atualizar a assistência humanizada com a melhor prática disponível no parto e nascimento.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Agosto Dourado Parto Seguro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!