Aguarde...

Saúde

Saúde

03 de Agosto de 2020

Agosto Dourado | Mês de sensibilização ao aleitamento materno

Dedicado a luta pelo incentivo à amamentação, o mês de agosto, também conhecido como Agosto Dourado, estimula ações de promoção, proteção e apoio à causa. A cor dourada faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Além de promover o vínculo afetivo entre mãe e filho, o leite materno atende a todas as necessidades nutricionais do bebê, sendo considerado o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento dos recém-nascidos.

Segundo relatório divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, apenas 38,6% das crianças com até 6 meses de idade são alimentadas exclusivamente com leite materno. O levantamento ainda apontou que, se todas as crianças fossem amamentadas desde o nascimento até os 2 anos de idade, pelo menos 800 mil mortes infantis poderiam ser evitadas anualmente em todo o mundo.

Além de evitar a diarreia, a amamentação também exerce influência na gravidade dessa doença. Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas. A proteção do leite materno contra infecções respiratórias também foi demonstrada em vários estudos realizados em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.

E os benefícios da amamentação vão além. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação contribui de maneira expressiva para a saúde física e mental por toda a vida.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Agosto Dourado

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!