Aguarde...

Saúde

Saúde

23 de Agosto de 2023

“Alterações nos níveis de colesterol também podem afetar crianças”, explica especialista

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que 20% das crianças e adolescentes apresentam níveis elevados de colesterol. Isso significa que, em média, uma em cada cinco crianças e adolescentes, entre 2 e 19 anos, já tem colesterol elevado.

“Alterações nos níveis de colesterol podem aumentar os riscos de problemas cardíacos, metabólicos e vasculares, além de contribuir com o agravamento de doenças no fígado”, explica a Dra. Ana Cecília Costa França, médica epidemiologista do Hospital Geral de Itapevi, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Segundo a médica, as alterações de colesterol em crianças estão ligadas a mudanças na rotina dos pequenos. “Elas passaram a comer mais alimentos ultraprocessados e ricos em gordura saturada, e a fazer menos atividades físicas. Esses dois pontos são essenciais para manter os níveis de colesterol equilibrados e reduzir o risco de doenças cardiovasculares no futuro”.

A doutora lembra que a doença não afeta somente quem está acima do peso, fator que vale para adultos e crianças. “Por isso é tão importante fazer exames periódicos para checar possíveis alterações de colesterol que aparecem no exame de sangue”.

E completa: “Caso o paciente apresente alterações em seu exame é preciso iniciar o tratamento para reequilibrar o organismo, que é multidisciplinar e envolve ações de melhoria da qualidade da alimentação, incentivo a hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, e diminuição de consumo de gordura saturada, além de incluir fibras, frutas e legumes na alimentação”.

Para finalizar, a Dra. Ana Cecília deixa um recado: “Essas mudanças devem ser feitas não apenas na rotina do paciente, mas de toda a família. Assim, a criança adere melhor ao tratamento, recupera a saúde mais rapidamente e influencia positivamente seus pais e avós”.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Itapevi Prevenção

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!