Aguarde...

Saúde

Saúde

22 de Dezembro de 2022

AME Itu promove cuidado multiprofissional a pacientes com suspeita de câncer de pele

Da esquerda para direita: Fernando (recepção), Solange (supervisora de atenção em rede), Letícia (técnica de enfermagem), Fernanda (abertura das agendas CROSS), Dra. Karen (dermatologista), Laura (agendamento) e Maria Amélia (enfermeira)

Promover um cuidado humanizado, com um olhar acolhedor, é o objetivo da equipe do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itu, que realiza o atendimento de pacientes com suspeita de câncer de pele - doença que registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos no país.

Voltada para a prevenção desse tipo de câncer, a campanha Dezembro Laranja reforça a importância do diagnóstico precoce. “Após a pandemia de Covid-19, visando uma maior agilidade no atendimento a esses pacientes, a unidade, em conjunto com a Secretaria da Saúde, instituiu a agenda de ‘alta suspeição’ em câncer de pele”, afirma Patrícia Toledo, gerente assistencial do Ambulatório, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a SES-SP.

Os pacientes, encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região, passam em consulta dermatológica e, posteriormente, são direcionados para um profissional administrativo, que os acolhe e dá direcionamento às solicitações médicas. “Desenhamos um fluxo especialmente para esse processo, com vários pontos de cuidado compartilhados”, destaca Toledo.

Uma equipe multiprofissional - enfermagem, assistente social, nutricionista e psicóloga - também participa desse acolhimento. “O atendimento foi muito bom e a doutora foi bem atenciosa. Já fiz os exames e estou aguardando a remoção do tumor. Confesso que estou apreensiva com a cirurgia, mas segura de que todos os procedimentos serão realizados”, conta a paciente Jeniffer de Oliveira.

Desde sua inauguração, em 2010, o serviço atua, durante todo o ano, para que a detecção e o tratamento da doença seja breve e efetivo. “A iniciativa, que contou com os esforços coletivos de toda a equipe, garantiu a oferta de vagas prioritárias a esses pacientes, possibilitando que 100% dos diagnósticos realizados na unidade ocorressem em até 30 dias”, reforça Dra. Karen Moreno Nascimento, dermatologista.

Caso seja confirmado o diagnóstico de câncer, o paciente é inserido na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) para inclusão das agendas de atendimento oncológico na Rede Hebe Camargo. Em alguns casos, os agendamentos são feitos diretamente na Rede de Atenção à Saúde da região para especialidade de cirurgia plástica.

Manchas que coçam, descamam ou sangram, pintas ou sinais - que mudam de tamanho, forma ou cor - e feridas, que não cicatrizam em 4 semanas, são sinais de alerta para o câncer de pele, que tem como principal fator de risco a exposição à radiação solar.

Hábitos simples fazem a diferença para evitar esse tipo de câncer. “É importante ressaltar a questão da prevenção com o uso do protetor solar, principalmente, agora no verão. Um ato tão simples pode salvar muitas vidas”, alerta Dra. Lissi Palma de Oliveira, dermatologista, que também atende na unidade.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!