Aguarde...

25 de Abril de 2016

Apesar da antecipação da vacinação contra a gripe, Mogi promove o Dia D no próximo dia 30

O Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será realizado no sábado, dia 30 de abril, das 8 às 17 horas, em todas as unidades de saúde e também nos postos volantes, como o Largo do Rosário. Neste ano, em função do aumento do número de casos, a Secretaria Estadual da Saúde realizou a antecipação da imunização nos 39 municípios da Grande São Paulo. O período de vacinação, no entanto, será mantido até 20 de maio.

Em Mogi das Cruzes, 49.755 pessoas foram vacinadas nas duas primeiras semanas, número que corresponde a 61,05% da população total estimada para os grupos assistidos pela imunização, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde: crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.

A nova vacina protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane) e a antecipação da imunização é uma forma de prevenir o avanço dos casos no Estado de São Paulo. Neste ano, de janeiro a março, o Estado registrou 299 internações por problemas respiratórios e 66 pessoas foram diagnosticadas com H1N1 em São Paulo, com oito mortes. No ano passado, foram 12 casos, sem mortes. Em Mogi das Cruzes, até o dia 20 de abril, foram notificados 54 casos suspeitos, dos quais três foram confirmados, entre eles o óbito de uma mulher de 45 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. Para prevenir a gripe, outras recomendações importantes são:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.

Fonte: Coordenação de Comunicação Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!