Dos mais de 600 atletas inscritos na terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo, marcado para ocorrer de amanhã, 6, até domingo, 8, em São Paulo, 30 são estrangeiros. Delegações do Equador, da Islândia, da Coreia do Sul, do Peru, da Venezuela e do Chile estão no Brasil já pensando nos Jogos Paralímpicos, no ano que vem.
Visando obter marcas e ganhar experiência para o Rio-2016, seis atletas peruanos desembarcaram em São Paulo: um da natação, outro do halterofilismo e quatro do atletismo. María Luisa Sarmiento, presidente da Federação Desportiva Nacional de Pessoas com Deficiência do país, comenta que a escolha pela disputa no Brasil foi baseada, principalmente, no alto nível técnico dos atletas locais.
(É uma oportunidade tanto para os mais experientes atingirem marcas e índices quanto para os mais jovens, que estão ingressando no esporte paralímpico. Estivemos no Brasil nos Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007, e no Open Caixa Loterias, em abril, com outro grupo), explicou.
Além da presença dos estrangeiros, o Circuito também contará com a participação de medalhistas no Mundial de Atletismo, encerrado no último dia 31, em Doha, no Catar, e de atletas da Seleção de Natação. As competições na piscina, na pista e no campo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, serão no sábado, 7, e no domingo, 8.
Já o halterofilismo terá uma novidade. Nesta sexta, 6, e no sábado, 7, competem atletas com deficiência física, enquanto no domingo, 8, excepcionalmente nesta etapa, será disputada a Copa Brasil de Powerlifting, exclusiva para deficientes visuais. Esta competição será organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) e contará com 13 atletas de seis associações.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivos desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores.
As fases regionais (Norte/Nordeste, Rio/Sul, São Paulo e Centro/Leste) foram disputadas no primeiro semestre do ano, entre março e maio. Esta é a terceira e última etapa nacional. A primeira foi realizada em julho, e, a segunda, em setembro. Todas em São Paulo.
Serviço
Circuito Caixa Loterias - 3ª etapa nacional
Data: 6 a 8 de novembro, em São Paulo
Local: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera
Horário:
- Halterofilismo
Sexta e sábado das 10h às 13h e das 16h às 19h; domingo das 9h30 às 13h
- Atletismo e Natação
Sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h; domingo das 8h às 12h
Fonte: Jornal do Brasil