Aguarde...

Saúde

Saúde

13 de Março de 2023

“Banca da Saúde” da UBS Jardim Santa Margarida proporciona melhor qualidade de vida aos moradores da região

Fortalecer o vínculo com a comunidade, promovendo hábitos saudáveis, é o objetivo da equipe nutricional, de enfermagem e de Agentes de Promoção Ambiental (APAs) da UBS Jardim Santa Margarida – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – que realizam a ação “Banca da Saúde”.

A iniciativa acontece na feira livre próxima à unidade, toda sexta-feira, e conta com cartazes, frutas da época, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, receitas saudáveis, dicas de como criar uma horta em casa e disponibilização de sal verde feito com ervas.

A gerente da unidade, Eliane Mazieiro da Silva, relata que a ideia surgiu a partir da necessidade da prevenção e busca ativa de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Ela ressalta que através da educação em saúde é possível proporcionar uma melhora na qualidade de vida das pessoas e melhor controle das DCNTs, além de fortalecer o vínculo entre o usuário e a UBS.

As DCNTs englobam doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. De acordo com o Ministério da Saúde, elas são responsáveis por mais de 70% da mortalidade mundial.

“É importante promover qualidade de vida fora da unidade, muitos pacientes não passam em consulta por falta de tempo ou por falta de informação. Então divulgamos a saúde no território, onde conseguimos abranger mais pessoas e conscientizá-las sobre a prevenção e manutenção da saúde.”, explica Amanda Silva, nutricionista da unidade e uma das desenvolvedoras do projeto.

Durante a ação, a equipe aproveita para falar sobre a importância do autocuidado à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de realizar busca ativa por pacientes hipertensos e os direcionarem ao atendimento na própria unidade para diagnóstico e acompanhamento.

Entre as doenças crônicas não transmissíveis com mais incidência está a hipertensão, que teve um aumento de 3,7% em 15 anos no Brasil, chegando a atingir mais de 26% da população do país em 2021, ainda de acordo com o Ministério da Saúde.

A Sra. Francisca Maria de Araújo, 58 anos, moradora da região e paciente hipertensa com histórico de câncer de mama, conta que conheceu a iniciativa através de uma consulta com a nutricionista e que hoje não perde a oportunidade de comparecer à ação.

“Eu aprendi a cuidar mais da minha saúde, me alimentar e praticar atividade física. Até mesmo a minha cabeça melhorou bastante. Então, para mim, foi uma experiência maravilhosa e eu pretendo continuar. Sinto como se eu estivesse em um buraco e alguém me tirou de lá”, conta Francisca.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

UBS Jardim Santa Margarida Saúde Radar CEJAM

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!