A Seleção Brasileira de canoagem inicia nesta quarta-feira, 19, a disputa do Mundial da modalidade, em Milão, na Itália. A competição dá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. O Brasil, por ser país-sede nos Jogos, tem garantida uma vaga no feminino e outra no masculino.
O Mundial de Milão será o primeiro evento classificatório para as Paralimpíadas """" - o segundo será o Mundial de 2016, em maio, na Alemanha. Na competição, os seis primeiros colocados nas provas KL1, KL2 e KL3, no masculino e feminino, garantem vaga para seu país.
Segundo o tetracampeão mundial Fernando Fernandes, que há seis anos participa de Mundiais, a canoagem brasileira está cada vez maior, tanto em sua visibilidade como em qualidade técnica.""""Quando comecei a gente ia na raça e na vontade. Hoje nós temos uma estrutura completa, com fisioterapeuta, médico, comissão técnica profissional, patrocinadores, todos muito bem preparados. Tenho certeza que tudo vai ocorrer bem e vou atrás da minha medalha de ouro"""" , declarou o canoísta.
A equipe brasileira chega confiante para a competição, e Fernando""""Cowboy"""" Rufino, medalhista em 2014 no Mundial de Moscou, ressaltou que o treinamento e estrutura oferecida aos atletas foi fundamental até o momento para eles chegarem fortes para o campeonato.""""O nível de todos subiu muito, mas eu também tive uma preparação ainda mais forte. Durante os treinamentos dei meu máximo para tentar fazer um resultado ainda melhor que do ano passado"""" , disse.
De acordo com o Chefe de Equipe e Supervisor da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Carlos Bezerra de Albuquerque, o CT brasileiro é referência mundial e a evolução da modalidade pode ser vista em todas as áreas.""""A chegada dos novos e modernos aparelhos, as análises do Departamento de Ciência do Esporte da CBCa, entre muitas outras coisas fazem as expectativas que tenhamos em Milão entre três ou quatro vagas para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. O povo brasileiro pode esperar muito entusiasmo e dedicação dos nossos atletas no Mundial"""" , concluiu Carlos.
Confira os atletas da Seleção Brasileira:
Luciano da Silva Meirelles
Fernando Fernandes de Pádua
Caio Ribeiro de Carvalho
Fernando Rufino de Paulo
Alex Sandro Correa Pessoa
Vander Rogerio Pereira de Lima
Luis Carlos Cardoso
Andrea Pontes e Silva
Debora Raiza Ribeiro Benevides
Aline Souza Lopes
Mari Santilli
A equipe brasileira que disputa o Campeonato Mundial de Canoagem 2015, em Milão, na Itália, tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Mariana Azambuja (estagiária)
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro