As competições do evento-teste de bocha para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 começaram nesta quinta-feira, 12, no Pavilhão 4 do Riocentro. O Brasil começou bem, com a conquista do primeiro lugar por equipes, classes BC1/BC2.
Composta pelos atletas Lucas Araújo, Luiz Carlos Rodrigues, Maciel Santos e José Carlos Oliveira, a equipe brasileira fechou o dia com 100% de aproveitamento. A primeira vitória foi contra Portugal (7 - 4). Depois, foi a vez de o Brasil bater a Rússia (13 - 1). Por fim, o último jogo ocorreu contra a Grã-Bretanha (5 - 4).
Maciel Santos é o mais experiente jogador de bocha do Brasil e é capitão da equipe. O atleta, que nasceu com paralisia cerebral, já representava o país em competições internacionais com 14 anos de idade. Atual primeiro do ranking do mundo e medalhista paralímpico na classe BC2, ele já sentiu um gostinho de atuar em casa na principal competição esportiva da modalidade.""""Quando eu entrei e vi a estrutura aqui do Rio de Janeiro, lembrei muito de Londres-2012. É a mesma coisa, só que em casa. Já me imaginei nos Jogos Paralímpicos e aqui dentro do Brasil não vai ter para ninguém"""" , disse.
Nesta sexta-feira, 12, as provas serão individuais e em caráter classificatório. No sábado, ocorrerão as finais.
Confira os resultados dos jogos por equipe:
Grã-Bretanha 9 x 2 Rússia
Grã-Bretanha 7 x 3 Portugal
Portugal 6 x 4 Rússia
Brasil 7 x 4 Portugal
Brasil 13 x 1 Rússia
Portugal 6 x 4 Rússia
Brasil 5 x 4 Grã-Bretanha
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Mariana Azambuja (estagiária)
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro