Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

24 de Abril de 2015

CAPS Infantil II M Boi Mirim participa do 1º Sarau Cultural de Saúde Mental

Na última quinta-feira, o CAPS Infantil II M’ Boi Mirim participou do 1º Sarau Cultural da Saúde Mental, realizado no CEU Guarapiranga. O evento foi idealizado pela Supervisão Técnica de Saúde Mental e coordenando pelos colaboradores dos serviços de saúde mental envolvidos nos CAPS Infantil II M’Boi Mirim, CAPS Adulto M’Boi Mirim, CAPS AD Jd. Ângela e CECCO Guarapiranga.

O Sarau é evento cultural que envolve dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte, como: pintura, teatro, cordel, interpretações, performances artísticas e literárias, entre outras. O Sarau da Saúde Mental foi desenvolvido dentro de quatro temáticas: recitação de poesias, música, teatro e arte. A participação foi restrita aos pacientes e aos seus responsáveis, aos colaboradores das unidades dos serviços envolvidos e ainda contou com artistas e poetas convidados da região do Jardim Ângela que contribuíram em muito com suas interpretações e expressões culturais.

O CAPS Infantil contou com 13 participações, as quais recitação de poesias: foram 8 participações, sendo 3 pacientes, 3 pais e 2 colaboradores; na música: foram 2 participações de pacientes; no cordel de saúde mental: 2 participações de colaboradores; e na arte: 1 paciente que desenvolveu pintura de tela durante o evento. Ao todo, o CAPS Infantil, contou com 23 participantes (pacientes, pais e ou responsáveis) na plateia.

O objetivo do Sarau foi despertar a criatividade e auxiliar no desenvolvimento das potencialidades dos participantes bem como proporcionar maior conscientização de suas possibilidades de superar o momento de crise que cada um vivencia e ainda, promover entretenimento cultural, interação social, melhora do vínculo, aproximação do paciente e seu familiar e ação terapêutica. Os colaborados envolvidos no evento foram Irene Melo - Assistente Social, Raquel Alves – Técnica de Enfermagem, Roberta Tavolaro – Terapeuta Ocupacional e Levi Torres – Educador Físico, que também fez parte da coordenação do evento.

Todos os envolvidos se empenharam tanto na criação e na exposição quanto nas suas respectivas interpretações, desde a mais simples até as mais complexas. De acordo com o relato de alguns participantes e acompanhantes o Sarau superou as expectativas de maneira inusitada, cativante e emocionante, além de ser um espaço capaz de estimular o potencial criativo e expressivo de quem participa. E isso foi demonstrado com olhares vibrantes a permanência do público até o término das apresentações fazendo que os mesmos reivindicassem mais apresentações.

O Sarau Cultural mais uma vez mostrou que é possível promover saúde mental fora do ambiente institucional, quebrando barreiras, unindo famílias, mostrando a realidade, despertando a criatividade e criando possibilidades de inclusão social. Além disso, pode funcionar como veículo de informação, o que propicia aos participantes o empoderamento de novos conceitos, hábitos e recursos dentro da região.

Foto: Apresentação do 1º Sarau Cultural da Saúde Mental, realizado no CEU Guarapiranga. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.