Responsável pela implementação de diversos programas de sucesso nas unidades onde atua, por meio de seus serviços de saúde, educação e responsabilidade social, a instituição tem como um dos maiores representantes desses 28 anos de sucesso o programa Parto Seguro, voltado para a atenção humanizada de gestantes, realizado gratuitamente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e presente em nove maternidades municipais de São Paulo. Desde 2013, quando foi implantado, o programa já acompanhou o nascimento de quase 130 mil bebês, com aprovação acima de 95% pelas usuárias.
Somente em 2018 foram realizados mais de 28 mil partos e 154 mil consultas com obstetras. Os dados apontam também um aumento 46,7% no número de partos realizados de 2014 a 2018 e uma queda de 44% na mortalidade neonatal no mesmo período. “O atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, a assistência humanizada e acolhedora e o acompanhamento integral, desde o acolhimento até o puerpério, foram fundamentais para esse resultado que vem superando as expectativas e confirmando a metodologia adotada pelos nossos profissionais”, ressalta Ademir Medina, CEO do CEJAM.
Após a inserção do Parto Seguro nos hospitais municipais, a taxa de cesáreas apresentou queda de 14% até fevereiro de 2019 e 85% das gestantes realizaram todos os exames preconizados.
Inovação em gestão de saúde
Comprometida com a inovação, nos últimos anos, a organização vem investindo e priorizando programas que tragam eficiência na gestão das unidades de saúde como, por exemplo, o sistema de rastreamento de prontuários, além do monitoramento de métricas dos serviços prestados por meio de tecnologia de business intelligence, e CAS – Central de Atendimentos e Serviços, para otimização de fluxos e integração de diferentes núcleos administrativos.
Para Medina, o compromisso para os próximos anos é continuar trabalhando de forma ética e transparente para atender a comunidade com máxima qualidade. A atuação nos cinco pilares estratégicos será mantida. Esses eixos de Atenção Primária à Saúde, Sinergia da Rede de Serviços, Equipe Multidisciplinar, Tecnologia da Informação e Geração e Disseminação de Conhecimento, em parceria com o poder público, tornaram o CEJAM uma instituição reconhecida pela excelência na gestão de serviços de saúde.