Aguarde...

13 de Novembro de 2015

CEJAM e SAMU-SP promovem 6ª edição da Ação Bate Coração

O CEJAM promoveu mais uma edição da Ação Bate Coração, evento que busca conscientizar a população sobre a prevenção da morte súbita cardíaca e os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A ação ocorreu nesta quinta-feira (12/11), Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, no vão livre do MASP, em São Paulo.

Quem passou por lá pode aferir a pressão arterial, realizar o teste de glicemia e o treinamento de RCP com manequins, que foi ministrado pelos profissionais da Escola de Saúde CEJAM, credenciado pela American Hearth Association (AHA). A Ação contou com a parceria do SAMU-SP que realizou simulações de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Dr. Fernando Proença de Gouvêa, Superintendente do CEJAM, fez a abertura oficial e destacou a importância da ação. “O procedimento de RCP é simples e pode salvar uma vida. Além do socorro, temos que informar o que pode provocar a parada cardíaca. Esta é uma luta no mundo todo e é preciso preparo. Trabalhos assim não podem se restringir ao socorro, temos que pensar em prevenção”.

“É um prazer fazer parte deste evento tão importante para a população. Nosso objetivo é ensinar o leigo a fazer o primeiro atendimento. Se ele souber fazer isso, o SAMU chega rápido para dar atendimento e aumentar a sobrevida do paciente”, disse a socorrista do SAMU-SP, Simone.

O treinamento em RCP chamou a atenção de quem passou pelo local. A cada dez minutos, os instrutores da Escola de Saúde CEJAM davam treinamento com bonecos para a população sobre como agir em caso de parada cardíaca e a utilização de desfibriladores externos automáticos (DEA).

Wagner Nascimento e Maria Aparecida Nascimento realizaram pela primeira vez o treinamento. “Muito bom e importante. Gostamos bastante e aprendemos as técnicas necessárias caso algum dia a gente precise socorrer alguém”. A enfermeira Rosa Ferreira Leite dos Santos completa: “Achei fantástico ter este tipo de treinamento que é simples e eficaz para pessoas leigas. Às vezes podemos ter um.caso desse em nossa família, andando pela rua e com essas instruções salvar uma vida”.

A educadora física Ingrid Regina, do Agita SP, realizou um momento de dança e alongamento com o intuito de fazer as pessoas presentes a se movimentarem. “Sedentarismo é a segunda causa de morte no mundo. Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. Se você fica 1 hora sentado, fique pelo menos 10 minutos em pé. Movimentar-se e praticar atividades físicas evitam o desenvolvimento de doenças crônicas”, alerta a profissional.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!