Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

28 de Outubro de 2015

CEJAM promove Ação Bate Coração para prevenir morte súbita cardíaca

A cada dois minutos uma pessoa tem morte súbita no Brasil. É cada vez mais comum ouvirmos falar desse grave problema. Esse índice preocupante é da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac). Por ano, são 300 mil brasileiros acometidos pela doença, que pode e deve ser evitada. Como? Você saberá.

Na grande maioria dos casos, a morte súbita ocorre por conta de uma parada cardíaca. Segundo o enfermeiro e gerente assistencial de urgência e emergência CEJAM, Sergio Martuchi, as chances de sobrevivência estão relacionadas diretamente ao tempo para se iniciar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

A cada um minuto perdido em iniciar as compressões torácicas, perde-se 10% de chance de sobrevida. São manobras simples, que não exigem a presença de um profissional de saúde, apenas pessoas treinadas”, explica.

As novas diretrizes publicadas recentemente pela American Hearth Society (AHA) detalham que o treinamento e a capacitação de leigos e equipes especializadas em RCP são os principais elementos de sucesso no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória.

“Além das compressões torácicas, é importante saber administrar o choque terapêutico com desfibrilador externo automático (DEA) e, claro, nunca se esquecer de acionar o socorro especializado por meio do SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193”, afirma Sérgio.

Por isso, no dia 12 de novembro, Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) promoverá a 6ª edição da Ação Bate Coração, com o objetivo de ensinar as pessoas “a salvar uma vida”, além de conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita.

Quem passar pelo local poderá realizar o treinamento de RCP com manequins, que será ministrado por profissionais da Escola de Saúde CEJAM. A ação ocorrerá no vão livre do MASP, em São Paulo, das 10h às 16h e contará também com tendas para medida de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, entre outras atividades.

6ª Edição da Ação Bate Coração:
Serviço
Data: 12/11, quinta-feira  
Hora: 10h às 16h
Local: MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo-SP

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!