Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

02 de Dezembro de 2022

CEJAM promove evento de fomento à pesquisa científica e inovação em saúde

Com o objetivo de contemplar atividades da Área de Pesquisa e Inovação Aplicada, que promovem novos olhares para soluções criativas em saúde, o CEJAM realizou, nesta terça-feira (29), um evento que integrou o lançamento de novas ações e o 8º Prêmio Dr. João Amorim.

Intitulado “CEJAM do Amanhã”, o encontro aconteceu no auditório Suzana Colombi, na sede da organização, e contou com transmissão ao vivo, pelo YouTube, para mais de 600 pessoas. Entre os assuntos abordados, destacam-se a Usina de Ideias e a Revista Técnico-Científica.

Na ocasião, Ademir Medina, CEO da Instituição, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de iniciativas como essa. “O CEJAM do Amanhã é dar a oportunidade para o colaborador desenvolver aquilo que ele pensa e acredita. É inovação, é tecnologia, é assistência, é medicina de ponta aplicada às unidades de saúde”, ressaltou.

O diretor do CEGISS - Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde, Dr. Renato Tardelli, reforçou a melhoria contínua da gestão aliada à inovação. “A vontade do CEJAM de ser uma instituição inovadora já está no nome. Quando se prontificou em colocar no seu nome ‘Centro de Estudos’, ele já assumiu que é uma instituição inovadora”, afirmou.

Revista Técnico-Científica CEJAM

“Por que valorizar a pesquisa?”. Foi com essa fala que o Prof. Dr. Abel Meneses, Gerente Técnico Regional, deu início à apresentação de lançamento da Revista Técnico-Científica CEJAM. “Porque quem sabe o que está fazendo não erra. E quem não gostaria de ser atendido por um profissional ou em uma instituição que valoriza isso”, concluiu.

Além de possibilitar o acesso a conteúdos intelectuais sobre gestão e assistência à saúde, de maneira gratuita, o periódico atende ao objetivo de fortalecer a produção científica, declarado na dimensão “aprendizado” do Planejamento Estratégico do CEJAM 2021-2026.

Para conferir a revista, acesse: https://revista.cejam.org.br/index.php/rtcc

Usina de Ideias

Outro importante acontecimento, foi o lançamento da Usina de Ideias. A iniciativa busca a captação contínua de novas ideias de projetos de aplicação prática e de pesquisa, aumentando a contribuição da ciência no cuidado.

“Estamos abrindo efetivamente um canal para que essas ideias cheguem e possamos realmente transformá-las em produtos, que possam ser aplicados na prática, ou em pesquisas que possam ser publicadas e, futuramente, também se tornarem novos produtos ou serviços”, salientou o Prof. Dr. André Ramalho, Gerente Corporativo de Saúde.

Os interessados, vinculados a serviços gerenciados pela organização, devem encaminhar suas ideias pelo e-mail: usinadeideias@cejam.org.br ou preencher o formulário disponível no Portal CEJAM.

8º Prêmio Dr. João Amorim

Criado em 2013, o Prêmio “Dr. João Amorim” se concretizou anualmente para reconhecimento de pessoas ou grupo de pessoas, que se destacam no enobrecimento da Instituição.

Antes do início da premiação, Beatriz Amorim, neta do Dr. João Amorim - médico obstetra e um dos fundadores do CEJAM - ressaltou a valorização da ciência na saúde. “É um prazer estar aqui. Eu sei o quanto a pesquisa e a inovação são importantes e espero que vocês continuem em busca disso porque, sem dúvida, é o que vai fazer a área da saúde melhor.”

Este ano, o prêmio contou com duas categorias: Pesquisa - direcionada aos três melhores trabalhos dos simpósios científicos realizados pela Instituição ao longo do ano - e Inovação Aplicada, voltada aos projetos de aplicação prática nos serviços de saúde. Confira a lista de trabalhos premiados.

Categoria Pesquisa

I Simpósio de Humanização CEJAM

1º Lugar - Cuidados Paliativos no Hospital Franco da Rocha

2º Lugar - Educação em Saúde: Acompanhamento Humanizado no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos

3º Lugar - Acolhimento de Pacientes Erroneamente Desembarcados na Unidade AME Itu

Categoria Pesquisa

I Simpósio de Segurança do Paciente CEJAM

1º Lugar - Resultado da Comunicação Efetiva no Protocolo de Biópsia de Próstata no AMA Especialidades Jardim São Luiz

2º Lugar - Implantação de Barreiras de Segurança em Sala de Vacina - UBS Vila Calú

3º Lugar - Simulado de Catástrofe e Plano de Abandono devido a Explosão de Gás no Refeitório - Relato de caso do Hospital Estadual de Francisco Morato

Categoria Inovação Aplicada

Dedicada a homenagear colaboradores que contribuíram com a construção da parametrização das linhas de cuidado do CEJAM, a categoria Inovação Aplicada premiou sete grupos de profissionais, responsáveis pelas linhas: Saúde Materno Infantil; Saúde da Mulher; Saúde da Pessoa com Hipertensão; Saúde Mental; Saúde da Pessoa Idosa; Saúde da Pessoa com Obesidade e Saúde da Pessoa com Diabetes.

Menções Honrosas

Para finalizar o evento, foram concedidas menções honrosas aos colaboradores que se destacaram na apresentação de trabalhos nos simpósio científicos de Humanização e Segurança do Paciente. Ao todo, 13 profissionais receberam os certificados, representando seus respectivos grupos de trabalho.

Acesse a página Anais de Eventos Científicos CEJAM: https://evento.cejam.org.br

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Pesquisa e Inovação Aplicada

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!