Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

23 de Janeiro de 2015

Combate a Hanseníase: Busca ativa e tratamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde

Acontece neste sábado (24/01), o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, doença infectocontagiosa, na qual uma pessoa doente que não esteja em tratamento pode transmitir a doença a uma pessoa saudável suscetível.

Em 2014, dados preliminares apontam taxa de detecção de 12,14 por cada 100 mil habitantes, ou seja, 24.612 casos novos da doença no Brasil. Nos últimos dez anos, a taxa de prevalência de hanseníase caiu 68% e a taxa de cura aumentou 21,2%.

Mesmo com números de casos em queda, a doença ainda tem um percentual preocupante. No Jardim Ângela, a UBS Jardim Nakamura, que durante quatro anos foi referência no tratamento da doença, possui atualmente 15 pacientes em tratamento.

“Apesar da intensa busca ativa, ainda aparecem muitos pacientes em estágios avançados da doença, já com algumas incapacidades”, explica a enfermeira da UBS Jardim Nakamura, Márcia Pascoalito. “A maioria destes casos são de pacientes que viviam em outros Estados, geralmente regiões endêmicas da doença”, completa.

Foi durante uma visita domiciliar que a agente comunitária Edneide Ferreira identificou um paciente com a doença. “Nós sempre perguntamos aos pacientes se eles têm manchas pelo corpo e explicamos bastante sobre a doença. Um dia um usuário relatou que estava com essas manchas. Ele já havia tido hanseníase na adolescência e veio imediatamente fazer tratamento aqui na UBS”, relata a ACS.

As Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento – com duração de seis meses se diagnosticado na fase inicial e um ano para pacientes já com a doença evoluída – gratuito. Os sintomas mais comuns da hanseníase são: manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se apresentar diminuição da sensibilidade.

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!