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30 de Dezembro de 2016

Complexo Hospitalar da Ilha supera metas estabelecidas para 2016

Com a chegada do fim do ano, o Complexo Hospitalar da Ilha, composto pela Coordenação de Emergência Regional (CER Ilha) e pelo Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF), administrado pelo CEJAM, comemora as metas alcançadas em 2016, superando o pactuado com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

No último dia 19, as equipes do Complexo Hospitalar da Ilha estiveram reunidas para a apresentação do relatório gerencial referente ao mês de novembro e comparativos com os meses anteriores do ano de 2016.

Foram apresentados indicadores de acompanhamento, avaliação e metas, atestados pelo software Epimed, com números e gráficos sobre os resultados referentes aos atendimentos prestados no CER Ilha e no HMEF nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Traumato-Ortopedia, Saúde Mental e Terapia Intensiva. No caso do CER Ilha, falou-se também sobre a produção dos consultórios de pronto atendimento e das salas, amarela e vermelha, de observação.

Até novembro, o CER Ilha, porta de entrada para os pacientes do Complexo Hospitalar, que chegam através de demanda espontânea ou trazidos por ambulâncias do SAMU, Corpo de Bombeiros e outros, com um média mensal de 450 viaturas, realizou cerca de 100 mil atendimentos de urgência e emergências clínicas, pediátricas e também relacionados aos acidentes domésticos e de trauma de via pública.

O HMEF superou metas pactuadas em diversos setores. Nos serviços de Clínica Cirúrgica, as 126 cirurgias realizadas em novembro (60 Gerais e 66 de Traumato-Ortopedia) somaram-se às quase 1500 cirurgias registradas até então. A taxa de média de permanência da Cirurgia Geral foi de cerca de cinco dias, e da Cirurgia Traumato-Ortopédica foi de três dias, bem abaixo da meta pactuada de oito dias.

Na Clínica Médica, ocorreram 167 saídas hospitalares, ultrapassando a meta pactuada de 137. A taxa de ocupação foi de 99% e o tempo de média permanência dos pacientes foi de sete dias. Apesar do perfil de gravidade dos pacientes, idosos com múltiplas comorbidades e doenças crônicas, o alcance das metas foi possível devido à agilidade e articulação da equipe multiprofissional.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no mês de novembro, a taxa de ocupação foi de 100%, com 89 saídas da unidade, e na Unidade Intermediária, com os 10 leitos, houve 36 saídas e uma taxa de ocupação de 97%.

A Saúde Mental também teve um desempenho excelente, graças ao trabalho articulado em rede com a Superintendência de Saúde Mental do Município do Rio.

Em novembro, o número de funcionário ativos no HMEF foi de 502 e no CER Ilha de 184. Esses números compreendem os setores administrativo, assistencial e a equipe médica.

“O ano de 2016 foi difícil, mas passamos por ele de modo bastante positivo. Isso é fruto do nosso objetivo de trabalharmos juntos com qualidade assistencial ao paciente, em prol de sua saúde e segurança. Nossa equipe multiprofissional é unida e trabalha em sintonia, assim como os outros setores que funcionam integrados. Isso é o que garante esses resultados, atestados também pela Ouvidoria positiva que tivemos. A pesquisa de satisfação interna e da Secretaria Municipal de Saúde registrou índice acima de 95% de satisfação com o atendimento prestado”, ressaltou o diretor do Complexo Hospitalar da Ilha, Dr. Paulo Maurício dos Santos Cabral.

“Que possamos continuar nos superando e prestando sempre a melhor assistência ao paciente”, afirmou o diretor, lembrando que, em fevereiro de 2017, o HMEF e CER Ilha fazem quatro anos de existência.

Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM

Rio de Janeiro

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